Minas Gerais e sua população de deficientes: um estudo a partir dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 - DOI: 10.5752/P.2318-2962.2014v24n41p98
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2014v24n41p98Resumo
O objetivo principal deste artigo é fazer uma análise exploratória sobre a população de deficientes no Estado de Minas Gerais utilizando duas abordagens mais gerais, quais sejam: espacial e demográfica. Para tanto, foram utilizados os dados das amostras dos Censos Demográficos de 2000 e 2010. Os resultados do censo de 2000 apontaram a existência de 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, ou seja, 14,5% da população do país naquele ano. Já no censo de 2010 foram registrados 45,6 milhões de pessoas (23,9%) com alguma das deficiências pesquisadas. Coincidentemente, o Estado de Minas Gerais apresentou algo muito próximo a essa média em ambos os censos. O que se pretende avaliar, então, são os padrões de distribuição espacial e demográfico para os tipos de deficiência propostos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do mapeamento coroplético de taxas brutas padronizadas. Espera-se contribuir para o avanço de estudos relacionados à população de deficientes em Minas Gerais, no nível de municípios, pois, sendo um tema relativamente pouco explorado, acredita-se que este mapeamento revelará padrões espaciais pertinentes para o desenvolvimento e aplicação de políticas públicas que visem este segmento, bem como permitirá a elaboração de algumas hipóteses preliminares que poderão ser avaliadas em trabalhos futuros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.