O uso de geoprocessamento na análise pop.: determinação do padrão de desenvolvimento dos municípios mineiros a partir da relação entre a frequência escolar e a fecundidade das mulheres nos censos de 1991 e 2000 - - DOI 10.5752/P.2318-2962.2014v24nespp143
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https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2014v24nespp143Resumo
O Brasil assim como outros países do mundo tem passado pelo processo de Transição Demográfica, apesar de apresentarem estágios diversos. Os países europeus, por exemplo, já se encontram na fase mais avançada da transição em que o crescimento vegetativo chega a ser negativo devido à queda vertiginosa da fecundidade. No Brasil, pode-se dizer que a transição se encontra na fase de queda da fecundidade, se aproximando da taxa de reposição de 2,1. No entanto, o território brasileiro é muito expressivo, o que denota diferenças regionais, logo, em alguns estados da região norte a fecundidade está acima de 3,0 filhos por mulher, enquanto nos estados do Sul e Sudeste as taxas estão abaixo de 2,1. Diversos demógrafos acreditam que a fecundidade tem relação direta com o acesso a educação por parte das mulheres. A partir desses levantamentos, o presente trabalho visa cruzar as taxas de fecundidade dos Censos de 1991 e 2000 com a frequência escolar das mulheres em idades entre 15 e 49 do estado de Minas Gerais. O resultados foram espacializados no ArcGis 10® para fins de comparação do anos estudados. Percebe-se que houve um avanço de 1991 para 2000, pelo fato de um maior número de municípios encaixarem na dinâmica dos países desenvolvidos.
Palavras-chave: Fecundidade; Transição Demográfica; Escolaridade.
Abstract
Brazil and many countries around the world have gone through a process called Demographic Transition. The European countries are already in an advanced transition stage when the vegetative growth becomes negative due to sharp drop in fertility. In Brazil, we can say that the transition is in the process of fertility decline, approaching the replacement rate of 2.1. However, Brazil is showing huge regional differences, so in some northern states of fertilities above 3.0, while in the South and Southeastern rates are below 2.1. Many demographers believe that fertility is directly related to access to education for women. From these surveys, the objective of the present work aims at cross rates fertility censuses of 1991 and 2000 with the attendance of women aged between 15 and 49 of the state of Minas Gerais. The results were spatialized in ArcGIS 10® for comparison of the years studied. It is felt that there was an improvement from 1991 to 2000, because a larger number of municipalities in the dynamic fit of the developed countries.
Keywords: Fertility; Demographic Transition; Education.
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