Reinventando o Ensino Médio: compromisso com a formação técnica e/ou cidadã? / Reinventing high school: commitment to technical and/or citizen formation? - DOI 10.5752/P.2318-2962.2014v24nespp167

Autores

  • Sandra de Castro de Azevedo Docente Universidade Federal de Alfenas. Curso de Geografia
  • Vinícius Arcanjo Monteiro Discente Universidade Federal de Alfenas. Curso de Geografia - Licenciatura

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2014v24nespp167

Resumo

Para que a Geografia Escolar tenha êxito se faz necessário entender os movimentos que estão presentes no cotidiano escolar e que interferem diretamente no processo ensino-aprendizagem desta disciplina. Em tempo de crise da educação básica, várias são as estratégias criadas para resolver ou minimizar os problemas da educação pública, dentre estas estratégias destacamos as políticas públicas que são elaboradas muitas vezes sem a participação dos principais interessados e objetivam atender anseios relativos a índices educacionais que podem melhorar a situação do país no cenário mundial. O Reinventando o Ensino Médio é um projeto  mineiro que surge dentro de um pacote de Políticas Públicas Educacionais que buscam uma homogeneização como é o caso do Conteúdo Básico Comum (CBC) e uma educação voltada para o trabalho. Por meio de uma análise crítica de documentos oficiais e de depoimentos de professores, diretores e alunos buscamos compreender o Reinventando o Ensino Médio em sua teoria e na prática da escola.

 

Palavras-chave: Política Pública Educacional; Reinventando o Ensino Médio; Cultura Empreendedora no Ensino;

Abstract

So that Geography learning process achieves highness knowledge it is mandatory to realize daily shifts in school movement and how they are connected to teaching process. In a basic educational crisis, strategies have been developed to solve or minimize public education problems. Thus public policies that create such strategies not rarely take place without the most interested people involved and aiming to get a better educational stage in a worldwide ranking.  Reinventando o Ensino Médio is part of a public police that aim to homogenize education such as Conteúdo Básico Comum (CBC) or teaching focused on employment. Within a critical analyzes of documents, theories, school practices and dialogues with teachers and students,

 

Key-words: Public policies Educational; Reinventing high school; Enterprising Culture in Teaching Process;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-09

Como Citar

Azevedo, S. de C. de, & Monteiro, V. A. (2014). Reinventando o Ensino Médio: compromisso com a formação técnica e/ou cidadã? / Reinventing high school: commitment to technical and/or citizen formation? - DOI 10.5752/P.2318-2962.2014v24nespp167. Caderno De Geografia, 24(1), 167–178. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2014v24nespp167