Reinventando o Ensino Médio: compromisso com a formação técnica e/ou cidadã? / Reinventing high school: commitment to technical and/or citizen formation? - DOI 10.5752/P.2318-2962.2014v24nespp167
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2014v24nespp167Resumo
Para que a Geografia Escolar tenha êxito se faz necessário entender os movimentos que estão presentes no cotidiano escolar e que interferem diretamente no processo ensino-aprendizagem desta disciplina. Em tempo de crise da educação básica, várias são as estratégias criadas para resolver ou minimizar os problemas da educação pública, dentre estas estratégias destacamos as políticas públicas que são elaboradas muitas vezes sem a participação dos principais interessados e objetivam atender anseios relativos a índices educacionais que podem melhorar a situação do país no cenário mundial. O Reinventando o Ensino Médio é um projeto mineiro que surge dentro de um pacote de Políticas Públicas Educacionais que buscam uma homogeneização como é o caso do Conteúdo Básico Comum (CBC) e uma educação voltada para o trabalho. Por meio de uma análise crítica de documentos oficiais e de depoimentos de professores, diretores e alunos buscamos compreender o Reinventando o Ensino Médio em sua teoria e na prática da escola.
Palavras-chave: Política Pública Educacional; Reinventando o Ensino Médio; Cultura Empreendedora no Ensino;
Abstract
So that Geography learning process achieves highness knowledge it is mandatory to realize daily shifts in school movement and how they are connected to teaching process. In a basic educational crisis, strategies have been developed to solve or minimize public education problems. Thus public policies that create such strategies not rarely take place without the most interested people involved and aiming to get a better educational stage in a worldwide ranking. Reinventando o Ensino Médio is part of a public police that aim to homogenize education such as Conteúdo Básico Comum (CBC) or teaching focused on employment. Within a critical analyzes of documents, theories, school practices and dialogues with teachers and students,
Key-words: Public policies Educational; Reinventing high school; Enterprising Culture in Teaching Process;
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.