Recursos didáticos: o docente superando o tradicional nas aulas de geografia física / Teaching resources: the overcoming traditional teaching in physical geography lessons
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2015v25n43p78Resumo
O docente em sua prática cotidiana, precisa de suportes para auxiliar em suas aulas. Novas metodologias e técnicas diferenciadas podem ajudar. Nesse sentido, a proposta discutida neste trabalho refere-se à construção materiais específicos para aulas de Geografia, com ênfase em Geografia Física. Neste caso, foi proposta a criação e instalação de um pluviômetro artesanal a partir de um cano de PVC, funil, tampões de PVC, poste de madeira, cola adesiva e silicone, com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, foram realizadas experiências simulando os processos de infiltração em caixas com solo exposto, solo coberto com cimento e solo coberto por gramíneas. Apesar de serem materiais simples, os mesmos tem uma durabilidade muito boa, dependendo do seu cuidado. Esta proposta foi desenvolvida com uma turma de 6º ano e outra, 1º Ano do Ensino Médio em um colégio do campo na cidade de Guarapuava-PR. Percebeu-se que as metodologias ou recursos didáticos diferenciados, chamaram a atenção dos alunos e despertou sua curiosidade, por sair da rotina. Portanto, entende-se que tais técnicas aliadas à criatividade e motivação podem propiciar momentos de aprendizagem eficazes.
Palavras chaves: Educação, Recursos Didáticos, Geografia Física
Abstract
The teacher in their daily practice, need supports to assist in their classes. New methodologies and different techniques can help. In this sense, the approach discussed in this work refers to specific construction materials for geography lessons, with an emphasis in Physical Geography. In this case, it was proposed to create and install a homemade rain gauge from a PVC pipe, funnel, PVC cap, wooden pole, adhesive glue for PVC and silicone, with students from elementary and high school. In addition, experiments were performed simulating the processes of infiltration in boxes with exposed soil covered with cement and soil covered by grass ground. Despite being simple materials, they have a very good durability, depending on your care. This proposal was developed with a group of 6th grade and a class of 1st year of high school on a college field in Guarapuava-PR. It was noticed that the methodologies or differentiated instructional resources, called the attention of students and aroused their curiosity, why leave the routine. Therefore, it is understood that such techniques allied to creativity, can provide effective learning moments.
Keywords: Education, Educational Resources, Physical Geography
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.