A popularização do Centro / The popularization of the center

Autores

  • Cláudio Roberto de Jesus UFRN/DPP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2015v25n44p368

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar e recolocar em debate o processo de transformação das áreas centrais das metrópoles brasileiras na passagem do século XX para o XXI, com especial atenção para as transformações ocorridas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Pretende-se questionar a ideia de degradação das áreas centrais, apontando o caráter ideológico de tal termo e sua insuficiência como componente de explicação de processos múltiplos e complexos.

Palavras-chave: popularização; Belo Horizonte; degradação.

 

Abstract

The purpose of this article is to discuss and debate replacing the transformation process of the central areas of Brazilian cities in the passage of the twentieth century to century, with special attention to the changes occurring in Belo Horizonte, Minas Gerais. It is intended to question the idea of degradation of the core areas, pointing out the ideological character of such term and its failure as a component of explanation of multiple and complex processes.

Keywords: popularization; Belo Horizonte; degradation.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Jesus, C. R. de. (2015). A popularização do Centro / The popularization of the center. Caderno De Geografia, 25(44), 368–385. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2015v25n44p368