Métodos de avaliação da influência das áreas ripárias na sustentabilidade hidrológica em bacias hidrográficas no nordeste do estado do Pará / Assessment methods of the influence of riparian areas in hydrologic sustainability (...)

Autores

  • Priscilla Flores Leão Ferreira Tamasauskas Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
  • Larisse Fernanda Pereira de Souza Universidade Federal do Pará - Programa de Pós Graduação em Geografia
  • Aline Maria Meiguins de Lima Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais Federal University of Pará, Institute of Geosciences, Graduate Program in Environmental Sciences
  • Márcia Aparecida da Silva Pimentel Universidade Federal do Pará - Programa de Pós Graduação em Geografia
  • Edson José Paulino da Rocha Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2016v26n45p172

Resumo

As bacias hidrográficas do rio Caripi e do Igarapé Açu localizam-se nos municípios de Marapanim e Igarapé Açu, compondo o conjunto de bacias costeiras de comportamento fluvio-estuarino que drenam a região nordeste do estado do Pará. O processo de uso e ocupação do solo na região tem mostrado uma tendência de ameaça a manutenção do potencial hídrico destas bacias, por esta razão este trabalho objetivou avaliar diferentes métodos de determinação da área de floresta ripária e sua relação com a sustentabilidade hídrica. A metodologia consistiu em definir as áreas de floresta ripária a partir de dois métodos de análise espacial e a aplicação do resultado no cálculo do Índice de Sustentabilidade Hídrica. Os resultados obtidos demonstram que as bacias encontram-se em situação de moderada sustentabilidade, porém a distribuição das classes de cobertura e uso do solo indicam que existe a fragmentação dos sistemas florestais e a redução das áreas que deveria ser de floresta ripária. As técnicas adotadas diferem quanto a nível de cobertura da informação, indicando que a proximidade do modelo hidrológico da bacia depende das variáveis consideradas e da precisão do processo de análise espacial adotado.

Palavras–chave: análise espacial, paisagem, uso e cobertura do solo.

 

Abstract

The basins of Caripi and Igarapé Açu rivers belong to the municipalities of Marapanim and Igarapé Açu in Para state. They are part of the coastal catchment system with fluvial-estuarine behavior that drain the northeastern state of Para. The process of land use and land occupation represent a threat on the potential of water maintenance in these basins. Therefore, this study evaluated different methods for determining the riparian forest area and its relation to water sustainability. The methodology adopted aimed to identify the areas of riparian forest with two spatial analysis methods and applies the Hydric Sustainability Index. The results obtained show that the basins are in a situation of moderate sustainability, but the distribution of land cover and land use indicates a fragmentation of forest systems and the reduction of areas that should be a riparian forest. The adopted techniques differ in the level of coverage of information, where the precision of hydrological model depends on the chosen variables and the accuracy of the spatial analysis process used.

Keywords: spatial analysis, landscape, land use and land cover.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Flores Leão Ferreira Tamasauskas, Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Graduada no Curso de Bacharelado/ Licenciatura em Geografia e Cartografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, UFPA/MPEG/Embrapa Amazônia Oriental. Apresenta conhecimentos e interesse em Geografia Física, Ecologia de Paisagens, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, uso da terra e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Larisse Fernanda Pereira de Souza, Universidade Federal do Pará - Programa de Pós Graduação em Geografia

Graduada em Geografia Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Federal do Pará, atua no Grupo de Estudo Paisagem e Planejamento Ambiental - GEPPAM/UFPA. Atua principalmente, nos seguintes temas: ecologia da paisagem e planejamento ambiental.

Aline Maria Meiguins de Lima, Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais Federal University of Pará, Institute of Geosciences, Graduate Program in Environmental Sciences

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007), com ênfase em análise espacial de bacias hidrográficas. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará. Tendo atuado como professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Pará; e como técnica em recursos hídricos e Coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.

Márcia Aparecida da Silva Pimentel, Universidade Federal do Pará - Programa de Pós Graduação em Geografia

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Geografia Humana da Universidade de São Paulo no período de agosto de 2013 a janeiro de 2014. É professora da Universidade Federal do Pará, do curso de Graduação em Geografia e dos Programas de Pós-Graduação de Geografia (PPGeo) e de Ciências Ambientais (PPGCA). Coordenadora do Grupo de Estudo Paisagem e Planejamento Ambiental - GEPPAM/UFPA. Atua principalmente, nos seguintes temas: ecologia da paisagem, educação ambiental, planejamento ambiental. Coordena Programas de Extensão Universitária em Unidades de Conservação de Uso e é colaboradora de projetos de pesquisa na zona costeira paraense.

Edson José Paulino da Rocha, Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: balanço de umidade, modelagem atmosférica e hidrológica.

Downloads

Publicado

2016-01-02

Como Citar

Tamasauskas, P. F. L. F., Souza, L. F. P. de, Lima, A. M. M. de, Pimentel, M. A. da S., & Rocha, E. J. P. da. (2016). Métodos de avaliação da influência das áreas ripárias na sustentabilidade hidrológica em bacias hidrográficas no nordeste do estado do Pará / Assessment methods of the influence of riparian areas in hydrologic sustainability (.). Caderno De Geografia, 26(45), 172–186. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2016v26n45p172