Análise da demanda de vagas na educação superior como principio de formação docente no munícipio de Paço do Lumiar / Analysis of job demand for vancancies in higher education as a principle of teacher training in city of Paço do Lumiar
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2016v26n45p187Resumo
Ao considerar os desafios inerentes à educação, a formação docente apresenta-se enquanto tema em constante discussão. Assim sendo, refletir acerca da qualidade dos cursos oferecidos é essencial para a construção sólida das bases formativas dos profissionais atuantes no mercado de trabalho. Nesse contexto, o munícipio de Paço do Lumiar, devido ao desenvolvimento populacional e de infraestrutura, tem apresentado um aumento na demanda de vagas de cursos superiores. Desse modo, esta produção aborda a relação da oferta/demanda de vagas com a qualidade dos cursos voltados à formação docente, no munício luminense. Para tanto, os embasamentos teóricos, a partir da análise de dados e documentos, fixaram-se na legislação, na história da educação superior no Brasil e no panorama atual da educação básica de Paço Lumiar. A presente pesquisa concretizou-se no Instituto Superior Franciscano (IESF), instituição de referência na localidade, junto aos graduandos de pedagogia, a partir de entrevistas e questionários. Destarte, este estudo é oriundo das inquietações dos autores acerca da educação, a qual possui com um de seus pilares a formação de profissionais competentes e qualificados.
Palavras-Chave: educação, desenvolvimento social, formação docente, qualidade.
Abstract
Considering the challenges of education, teacher training is presented as a subject in constant discussion. Therefore, reflecting on the quality of the courses offered is essential to the solid construction of the training bases of professionals working in the job market. In this context, the city of Paço do Lumiar, due to population development and infrastructure, has shown an increase in demand for higher education places. Thus, this production approaches the relationship of supply / demand for vacancies with the quality of courses focused on teacher training, in this city. Therefore, the theoretical grounds, from the data and document analysis, were fixed in legislation in the history of higher education in Brazil and the current situation of basic education in Paço do Lumiar. This research has been made at the Franciscan Institute (IESF), a reference institution in the town, with pedagogy of graduate students, by interviews and questionnaires. Thus, this study arises from the concerns of the authors about education, which has one of its pillars with the formation of competent and qualified professionals.
Keywords : education, social development, teacher training, quality.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.