Anos Iniciais do Ensino Fundamental: por onde anda a Geografia? / Early years of elementary school: where is the Geography?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2016v26n46p382Resumo
Este artigo trata do ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) e da formação docente referente à Geografia nos cursos superiores de Pedagogia. Assim sendo e para apreendermos mais sobre o universo em questão, foi realizado um estudo de caso no âmbito de iniciação científica no curso de Pedagogia da UFSJ e em duas escolas no município de São João del-Rei, MG. Durante a realização desta pesquisa foram aplicados questionários à graduandos do curso e à professores já atuantes. Como resultado percebeu-se que o ensino de Geografia nos AIEF possui limitações e desafios que vão desde a formação e valorização do profissional de educação a sua estrutura curricular na escola básica. Desta forma, considera-se que enquanto componente curricular obrigatório, a Geografia deve estar presente nos cursos de formação inicial de professores para os AIEF, nos currículos oficiais e também nos currículos praticados. A fim de contribuir para que os alunos desenvolvam habilidades e competências que os capacitem a pensarem e atuarem de forma crítica no espaço, enquanto cidadãos deste mundo complexo.
Palavras–chave: Educação Geográfica; Formação Docente; Prática Docente.
Abstract
This article deals with the geography, teachings in the years basic education initial(AIEF) and teacher training related to geography in higher education pedagogy. To apprehend more about the universe in question it conducted a case study in undergraduate research within the faculty of education of UFSJ and two schools in São Joao del Rei, MG. During the research applied questionnaires to graduates of the course and already active teachers. As a result it was realized that the teaching of geography in AIEF has limitations and challenges ranging from training and development of professional education to it's curriculum in primary school. Thus, it's considered that while a mandatory component of the curriculum, geography must be present in the initial courses for teachers to AIEF in official curricula and also in the prevailing curricula in order to help students to develop skills and competencies that enable them to think and act critically in a space as a citizen of this complex world.
Keywords: Education of Geography; Teacher Training; Teaching Practice.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.