As potencialidades do queijo colonial como produto de Indicação Geográfica (IG) para Chapecó-SC / The capabilities of colonial cheese as indication of Geographical Product (IG) to Chapeco-SC

Autores

  • Marina Baréa Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Silvio Santos Junior Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Charlson José de Albuquerque Maranhão Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2016v26n46p545

Resumo

Uma Identificação Geográfica (IG) permite o reconhecimento de um produto ou serviço, por lhe conferir um signo distintivo assegurado legalmente. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aponta possibilidades em relação à IG, e, na região Oeste Catarinense indica potencialidades a serem exploradas para o do queijo. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral verificar a potencialidade de registro, como (IG), do queijo colonial produzido a partir do leite cru na região de Chapecó/SC. Para atingi-lo, foram perseguidos os seguintes objetivos específicos: apresentar a relevância de criar condições de reconhecimento de um produto como forma de estratégia mercadológica, por meio de uma IG; e construir um arcabouço com informações pertinentes capaz de orientar o registro de um produto através de uma indicação geográfica. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de caráter descritivo-exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados junto aos produtores de queijo, à Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (CIDASC), além de entrevistas com outros três produtores de queijo e um representante do MAPA. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e de campo para evidenciar os resultados. Ao final deste estudo observou-se os resultados que sinalizam evidências e possibilidades de registro do objeto deste estudo.

Palavras–chave: Indicação Geográfica, Leite Cru, Queijo, Oeste Catarinense.

Abstract

A Geographical Identification (GI) allows recognition of a product or service, by giving him a distinctive sign legally secured. In Brazil, the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA), points out possibilities regarding IG, and in the western Santa Catarina region indicates potential to be exploited to the cheese. In this context, this study has the general objective to verify the registration capability, as (IG), the colonial cheese made from raw milk in Chapecó/SC region. To achieve it, the following specific objectives were pursued: to present the importance of creating conditions for recognition of a product as a way of marketing strategy, through a GI; and build a framework with relevant information capable of guiding the registration of a product through a geographical indication. The research is a qualitative approach and descriptive and exploratory character. Data collection was conducted through questionnaires together with the cheese producers, the Association of Small Farmers of Santa Catarina west (APACO) and Integrated Agricultural Development Company of SC (CIDASC), as well as interviews with three other cheese producers and a representative of MAP. We used literature and field research to highlight the results. At the end of this study it was observed that the results indicate evidence and registration possibilities from object of this study.

Keywords: Geographical Indication, Raw Milk, Cheese, Western Santa Catarina State.

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Biografia do Autor

Marina Baréa, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Acadêmica do curso de Direito da UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, cursando o sétimo período da graduação. Bolsista do projeto de Iniciação em Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq), estagiaria no Ministério Público de Santa Catarina, escritora de artigos.

Silvio Santos Junior, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutor em Agronegócios pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), Mestre em Administração pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), possui graduação em Engenharia Agronomica pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (1986). Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Mestrado Profissional em Administração, no qual desenvolve estudos especialmente na Linha de Pesquisa Competitividade do Agronegócio . Sua pesquisa e sua produção técnica e tecnológica estão focadas nas Dinâmicas do Mercado no Agronegócio. Realiza consultorias para organizações, com ênfase no planejamento para o desenvolvimento regional.

Charlson José de Albuquerque Maranhão, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestrado em Administração pela Unoesc Chapecó. Pós-graduação em nível de Especialização em Comportamento Humano nas Organizações pela Unoesc Xanxerê. Graduação em Administração pela Unoesc Xanxerê. Atualmente é professor no SENAC nos cursos Técnicos e na Graduação. Professor no Colégio Dinâmico. Professor na FacVest nos cursos de Pós-graduação. 

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

Baréa, M., Junior, S. S., & de Albuquerque Maranhão, C. J. (2016). As potencialidades do queijo colonial como produto de Indicação Geográfica (IG) para Chapecó-SC / The capabilities of colonial cheese as indication of Geographical Product (IG) to Chapeco-SC. Caderno De Geografia, 26(46), 545–565. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2016v26n46p545