O virtual como campo de estudo da Geografia: A legitimação do ciberespaço na sociedade brasileira através do Marco Civil da Internet

Autores

  • Flavio Marcelo Coneglian Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2016v26n46p566

Resumo

Neste artigo pretendemos apresentar uma base que justifica a inserção, dentro do escopo de pesquisas da Geografia, de uma nova espacialidade que possui uma crescente materialização no cotidiano dos indivíduos. Este trabalho possui o objetivo de compreender como o crescimento da Internet no Brasil e sua consequente normatização pelo Estado valida estudos sobre a virtualidade dentro do campo científico da Geografia. Esta pesquisa divide-se em duas seções, a primeira voltada a analisar o crescimento da utilização da Internet no Brasil nos últimos anos e a segunda ponderará sobre as implicações e determinações concretizadas juridicamente pelo Marco Civil da Internet. Esses elementos discutidos confirmam que a virtualidade faz parte definitiva do cotidiano da população brasileira e o espaço virtual é parte integrante do “real” dessa população. Tendo em vista a influência do espaço virtual na sociedade, como condutora, condicionante e determinante de relações sociais deve ser, enfim, considerado como objeto de estudo do campo científico da Geografia.

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Biografia do Autor

Flavio Marcelo Coneglian, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Geografia Cultural, cibercultura.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

Coneglian, F. M. (2016). O virtual como campo de estudo da Geografia: A legitimação do ciberespaço na sociedade brasileira através do Marco Civil da Internet. Caderno De Geografia, 26(46), 566–576. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2016v26n46p566