Mapping of land use and coverage in 2000 and 2010 along the sub-basins of the Seco and Precuá creeks in the municipalities of Bacabeira and Rosário in the state of Maranhão, Brazil / Mapeamento do uso e cobertura do solo nos anos de 2000 e 2010 (...)

Autores

  • Gisele Cardoso Araujo Universidade Federal do Maranhão/UFMA
  • Antonio Carlos Leal de Castro Universidade Federal do Maranhão
  • Leonardo Silva Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2017v27n48p73

Resumo

Através do emprego de técnicas de geoprocessamento estruturou-se um banco de dados com informações georreferenciadas, referente ao uso e cobertura do solo nos anos de 2000 e 2010 nas sub-bacias dos Riachos Seco e Precuá, localizadas nos municípios de Bacabeira e Rosário – MA, respectivamente, e pertencentes a bacia hidrográfica do rio Itapecuru. Utilizaram-se imagens de satélite de média resolução espacial (30m), que foram executadas em um Sistema de Informação Geográfica (SIG), por meio do programa SPRING 5.0.6. A partir das informações geradas no banco de dados foi possível verificar um aumento de áreas antropizadas nas duas sub-bacias, provocadas pelo desmatamento, urbanização, atividades agropecuárias, extrativismo e pelas atividades de terraplenagem para a implantação da Refinaria Premium I. Os resultados apresentados fornecem subsídios importantes no processo de compreensão da dinâmica do espaço geográfico e na identificação cronológica das alterações ambientais no entorno das sub-bacias investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Cardoso Araujo, Universidade Federal do Maranhão/UFMA

Bacharel em Ciências Aquáticas com Habilitação em Gestão de Recursos Hídricos/UFMA

Especialista em Geoprocessamento/Getulio Vargas

Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas/UFMA

Bolsista DTI/FAPEMA da Universidade Federal do Maranhão

Antonio Carlos Leal de Castro, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão(1977), especialização em Oceonografia pela Universidade de São Paulo(1984), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo(1991) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo(1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão, Revisor de periódico da Boletim do Laboratório de Hidrobiologia, Membro de corpo editorial da Boletim do Laboratório de Hidrobiologia (UFAMA. Impresso), Membro de corpo editorial da Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso), Revisor de periódico da Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi e da Universidade Federal de Pernambuco.

Leonardo Silva Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Bacharel em Ciências Aquáticas - Habilitação em Gestão de Recursos Hídricos/UFMA;

Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas/UFMA

Doutorando em Desenvolvimento e Meio AMbiente/UFPI

Professor de Oceanografia e Limnologia do IFMA

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

Araujo, G. C., de Castro, A. C. L., & Soares, L. S. (2017). Mapping of land use and coverage in 2000 and 2010 along the sub-basins of the Seco and Precuá creeks in the municipalities of Bacabeira and Rosário in the state of Maranhão, Brazil / Mapeamento do uso e cobertura do solo nos anos de 2000 e 2010 (.). Caderno De Geografia, 27(48), 73–84. https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2017v27n48p73