Análise micromorfológica e a utilização de GPR no entendimento da pedodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2018v28nespp84Resumo
A pedodiversidade é entendida como a variação das classes de solo em uma determinada unidade espacial, desta forma está intrinsecamente relacionada com a modelagem terrestre. Esta pesquisa foi realizada na porção Meridional da Serra do Espinhaço na Depressão de Gouveia. Esta região apresenta algumas singularidades no que se refere à evolução pedogeomorfológica, uma vez que esta é formada através da retração das escarpas quartizíticas do Supergrupo Espinhaço, gerando a exumação do embasamento e, conseqüentemente, uma nova configuração da paisagem como alteração do nível de base, entalhamento de canais fluviais, coluvionamentos, entre outros. Esta pesquisa foi realizada a partir metodologia de BOULET et al. (1982), que permite uma análise de detalhe, contribuindo para o entendimento da organização dos solos. Por meio disso, pôde-se determinar os pontos de interesse para a análise micromorfológica.Outra técnica utilizada foi o GPR (Georadar), para identificar as formações que seriam in situ e as formações coluviais a partir da utilização de antenas de 100MHz. As análises de textura dos solos, que revelaram uma sequência granulométrica com grande quantidade de argila em alguns perfis amostrados, revelando um alto grau de intemperização. A micromorfologia foi uma técnica de grande importância na identificação precisa das características dos perfis, não foi possível identificar evidências claras de formação coluvial. Análises químicas, forneceram resultados importantes, principalmente, no que se refere à evolução do manto de intemperismo. Finalmente, a técnica do GPR auxiliou muito nas conclusões sobre a origem do pavimento detrítico. Fato determinante, para entender o material como sendo in situ. A partir dessa caracterização, torna-se evidente que não há como entender e caracterizar os solos de uma determinada região, sem que antes não haja um estudo aprofundado da Geomorfologia, importante para estudos com esses fins
Palavras–chave: Pedodiversidade, Micromorfologia, GPR
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.