A concepção do risco ambiental e sua abordagem na Educação básica / The conception of environmental risk and its approach to basic education
DOI:
https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26n47p615Resumo
Os desastres ambientais ocorrem com frequência em todos os países devido à combinação de fatores naturais e ação antrópica. Sendo assim, surge o interesse por investigar a maneira como os Riscos Ambientais e Áreas de Risco são discutidos na educação básica, mais precisamente na disciplina de Geografia. A análise foi feita em duas escolas públicas de São João del-Rei, através de um diagnóstico sobre o conhecimento e a concepção de risco entre os alunos, investigando também como o assunto é trabalhado pelos professores de Geografia. Através das respostas apresentadas pelos sujeitos da pesquisa, em questionário semiestruturado pode-se dizer que o tema trabalhado durante aulas de geografia ocorre de maneira superficial e a mídia é a principal fonte de acesso ao assunto.
ABSTRACT
Environmental disasters occur frequently in all countries due to the combination of natural factors and anthropic actions. Thus arises the interest to investigate how the Environmental Risk and Risk Areas are discussed in basic education, more accurately the Geography discipline. The analysis was done in two public schools in São João del-Rei, through a diagnosis on the knowledge and the conception of risk among students, also as investigating the subject is worked by Geography teachers. Through the responses provided by the subjects of the research, semi-structured questionnaire can be said that the theme worked on during geography lessons occurs a superficial way and the media is the main source of access to it.
Keywords: Conception; Environmental risk; Geographic Education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.