Geotecnologias e Ensino de Geografia: algumas aplicações práticas / Geotechnologies and Geography Teaching: some practical applications

Autores

  • Vitor Hugo Campelo Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marco Tulio Mendonça Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Docente

DOI:

https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26n47p656

Resumo

O presente artigo objetiva propor algumas formas de aplicação de geotecnologias no ensino de Geografia no âmbito da Educação Básica, tanto no Ensino Fundamental quanto Ensino Médio.  Para isso, a metodologia adotada se baseou na análise dos Planos Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia e no uso de softwares que apresentam funções de representação espacial, bem como na indicação de projetos educacionais pautados no uso de geotecnologias. Diversos conteúdos previstos no ensino de Geografia podem ser abordados e dinamizados. Escala cartográfica, relevo e análise de mudanças na paisagem são exemplos de questões que podem ser trabalhadas com o uso de softwares livres como Google Earth, Philcarto, ScapeToad e a partir da sistematização proposta pelos projetos educacionais GEODEM, GEODEF e GEOIDEIA. Os resultados indicaram uma elevada aplicabilidade dos softwares e projetos testados pela pesquisa para o ensino de conteúdos de Geografia sugeridos pelos PCN, o que pode contribuir para uma aprendizagem mais consolidada dos mesmos.

Abstract

This article aims to propose some form of geo-technologies application in the teaching of Geography under the Basic Education, in elementary school and in high school. For this, the methodology adopted was based on the analysis of National Curriculum Plans of Geography and the use of software that present spatial representation of functions as well as the indication of guided educational projects in the use of geotechnologies. Several planned content in Geography education can be addressed and dinamized. Cartographic scale, relief and analysis of changes in the landscape are examples of issues that can be worked with the use of free software such as Google Earth, Philcarto, ScapeToad and from the systematization proposed by educational projects GEODEM, GEODEF and GEOIDEIA. The results indicated a high applicability of the software and projects tested by research for teaching Geography content suggested by PCN, which can contribute to a more consolidated learning them.

Keywords: Basic Education. Spatial representation. Free softwares. National Curriculum Plans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Campelo Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Geografia (2014 - Atual); Mestre em Geografia (2013); Graduado em Geografia Bacharelado (2008); Licenciatura Plena (2011) e Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua principalmente nos seguintes ramos: Meio ambiente, Análise Espacial, Cadastro Urbano, Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagens e Geotecnologias aplicadas a conservação da biodiversidade.

Marco Tulio Mendonça Diniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Docente

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Geografia pela mesma universidade. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC, CNPq e Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Costeira, Gestão Integrada da Zona Costeira, Análise Ambiental Integrada.

Downloads

Publicado

2016-11-14

Como Citar

Pereira, V. H. C., & Diniz, M. T. M. (2016). Geotecnologias e Ensino de Geografia: algumas aplicações práticas / Geotechnologies and Geography Teaching: some practical applications. Caderno De Geografia, 26(47), 656–671. https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26n47p656