Por uma nova Geografia Física: razão-ação-emoção

Autores

  • Fábio Carvalho Nunes Instituto Federal Baiano

DOI:

https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26nesp2p380

Resumo

O ensino da Geografia Física ainda se baseia na transmissibilidade e no conteudismo, valorizando, em especial, as competências lógico-matemáticas e linguísticas, a despeito das grandes transformações socioespaciais da contemporaneidade que exigem um processo de ensino-aprendizagem interativo, contextualizado e que valorize as múltiplas inteligências. Devido à importância dessas questões, o artigo discute aspectos relacionados à natureza do ensino da Geografia Física e as possibilidades de uma nova práxis, utilizando exemplos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa “Ciência, Sociedade e Natureza”, do Instituto Federal Baiano, e refletindo sobre as possibilidades dos professores nordestinos darem um contributo significativo para transformação da Geografia, através de seu modo de ver, sentir e agir para a compreensão do lugar

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Biografia do Autor

Fábio Carvalho Nunes, Instituto Federal Baiano

Graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2002), Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2005), Doutorado em Geologia Costeira e Sedimentar pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, Campus Santa Inês. Tenho experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: pedogênese, geomorfogênese, avaliação de impactos ambientais, mapeamento e contaminação de solos e ensino de Geografia Física.

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Publicado

2016-12-08

Como Citar

Nunes, F. C. (2016). Por uma nova Geografia Física: razão-ação-emoção. Caderno De Geografia, 26(2), 380–396. https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26nesp2p380

Edição

Seção

ARTIGOS