A cartografia escolar e sua importância para o ensino de Geografia / School mapping and its importance to the teaching of Geography
DOI:
https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2017v27n50p500Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa “A cartografia no ensino de geografia: reflexões para o ensino médio - Delmiro Gouveia - AL", cujo objetivo primacial consistiu em identificar o nível de conhecimentos cartográficos dos alunos do ensino médio de uma escola pública estadual da referida cidade. O estudo desenvolveu-se mediante apreciação teórica dos principais conceitos que perpassam a temática, seguido da aplicação de questionários aos alunos da escola investigada. Os resultados obtidos apresentam dados extremamente preocupantes, uma vez que expõem a grande deficiência apresentada pelos alunos no que concerne as noções básicas de cartografia, evidenciando a deficiente, ou até mesmo inexistente, alfabetização cartográfica a que esses alunos foram submetidos ao longo do seu processo formativo na educação básica.
Palavras-Chave: Cartografia; Alfabetização Cartográfica; Ensino de Geografia.
Abstract
This article aims to present the results from the research "Cartography in teaching geography: reflections for high school - Delmiro Gouveia - AL", whose primatial goal is to identify the levels of cartographic knowledge of high school students a state school. The study was developed by theoretical appreciation of the main concepts that underlie the subject, followed by the application of questionnaires to students at school investigated. The results obtained are extremely worrying data, since they expose the great deficiency presented by students, regarding the basics of cartography, showing the poor, or even non-existent, cartographic literacy that these students were subjected throughout their formative process.
Keywords: Cartography; Cartographic literacy; Geography Teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.