Fortaleza/CE, cidade sede da alegria: produção do espaço urbano, city marketing e segregação na zona costeira da quinta maior metrópole brasileira / Fortaleza/CE, head city of joy: production of urban space, city marketing and segregation on the (...)
DOI:
https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2017v27n51p706Resumo
Fortaleza evidencia-se, no cenário das metrópoles brasileiras, pelas dinâmicas referentes ao avanço das práticas marítimas modernas na zona costeira, notadamente a vilegiatura marítima, o turismo e a atividade portuária. Referido processo está pautado na apropriação do litoral pelas classes abastadas, gerando conflitos e esgarçamento do tecido social urbano. Elevada ao status de lócus do segmento turístico de sol e praia, a capital cearense busca a diversificação de seu produto através da inserção do turismo de eventos e negócios, alocando equipamentos e receptando eventos voltados à atração de empresários, praticantes de esportes, amantes de megaeventos esportivos e visitantes em busca de outras segmentações turísticas. Dessa forma, o artigo busca abordar a imagem de Fortaleza publicizada no mercado turístico, evidenciando a atuação dos agentes produtores do espaço urbano e os conflitos existentes no litoral norte da capital. Abordagens sobre o planejamento urbano e a conformação da imagem da cidade são importantes para a compreensão do desenvolvimento do turismo, da gradual inserção na divisão territorial do trabalho e da atração de investimentos públicos e privados. Nota-se que a valorização da zona costeira, o fomento a eventos e a modernização da infraestrutura são estratégias na busca pela consolidação da capital cearense como principal nó da rede urbana de cidades litorâneas do estado, e um dos principais destinos turísticos do país, permeado de segregação, resistências e conflitos.
Palavras-chaves: Turismo, Imagem turística, Conflitos socioespaciais, Segregação.
Abstract
Fortaleza evident itself, in the scenario of the brazilian metropolises, by the dynamics related to the advance of modern maritime practices in the coastal zone, notably the maritime vilegiature, tourism and port activity. Referred process is based on the appropriation of the coast by the wealthy classes, generating conflicts and tearing of the urban social tissue. High to the status of place of the tourist segment of sun and beach, the capital of Ceará search the diversification of its product through the insertion of tourism of events and businesses, allocating equipment and hosting events aimed to attract entrepreneurs, sportsmen, lovers of sports megaevents and visitors in search of other tourist segments. Thus, the article seeks to approach the image of Fortaleza publicized in the tourist market, evidencing the performance of the producers agents of the urban space and the conflicts on the north litoral of the capital. Approaches about urban planning and the conformation of the city's image are important for the understanding of the development of tourism, of the gradual insertion into the territorial division of labor, and of the attraction of public and private investment. It's noteworthy that the valorization of the coastal zone, the promotion of events and the modernization of infrastructure are strategies in the search for the consolidation of the capital of Ceará as the main node on the urban network of coastal cities of the state, and one of the main tourist destinations in the country, permeated by segregation, resistance and conflicts.
Keywords: Tourism, Tourist image, Sociospatial conflicts, Segregation.
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