Elaboração de material didático para ensino sobre terremoto / The elaboration of didactic material for the teaching about earthquakes
DOI:
https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2017v27nesp2p248Resumo
Este artigo tem como foco central abordar a elaboração de um material didático dinâmico que auxilie no processo de ensino e aprendizagem sobre a temática geológica: terremoto. O experimento foi produzido pelos alunos de Geografia, na matéria de geologia, na FACIP, Universidade Federal de Uberlândia. Para isso, foi discutida a importância do material didático para a construção do conhecimento e como se dá o processo de formação do mesmo, além das etapas de elaboração do material e um breve aclaramento sobre a dinâmica tratada. Portanto, conclui-se que o material didático é um recurso essencial para as aulas de geografia física, principalmente na temática sobre terremotos, visto que é um processo dinâmico e abstrato. Representar aos alunos como ocorre o terremoto através do material didático dinâmico gera resultados satisfatórios quanto ao processo de construção do conhecimento.
Palavras–chave: Ensino-aprendizagem; Material didático dinâmico; Terremoto.
Abstract
This article focuses mainly on approaching the elaboration of a dynamic didactic material that helps in the process of teaching and learning about earthquakes. The experiment was produced by the students of Geography, in the subject of Geology, at the FACIP, Federal University of Uberlândia. In order to do this, we discussed about the importance of the didactic material for the construction of knowledge and how the formation process takes place, beside the stages of material elaboration and a brief clarification on the treated dynamics. Therefore, it is concluded that the didactic material is an essential resource for the classes of physical geography, mainly in the subject about earthquakes, since it is a dynamic and abstract process. Representing to the students how the earthquake occurs through the dynamic didactic material generates as satisfactory results as the process of building knowledge.
Keywords: teaching-learning; Dynamic didactic material; Earthquakes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.