Elaboração de material didático para ensino sobre terremoto / The elaboration of didactic material for the teaching about earthquakes

Autores

  • Caroline Cantu Universidade Federal de Uberlândia-UFU
  • Cecília Mussa Malvezzi Universidade Federal de Uberlândia-FACIP

DOI:

https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2017v27nesp2p248

Resumo

Este artigo tem como foco central abordar a elaboração de um material didático dinâmico que auxilie no processo de ensino e aprendizagem sobre a temática geológica: terremoto. O experimento foi produzido pelos alunos de Geografia, na matéria de geologia, na FACIP, Universidade Federal de Uberlândia. Para isso, foi discutida a importância do material didático para a construção do conhecimento e como se dá o processo de formação do mesmo, além das etapas de elaboração do material e um breve aclaramento sobre a dinâmica tratada. Portanto, conclui-se que o material didático é um recurso essencial para as aulas de geografia física, principalmente na temática sobre terremotos, visto que é um processo dinâmico e abstrato. Representar aos alunos como ocorre o terremoto através do material didático dinâmico gera resultados satisfatórios quanto ao processo de construção do conhecimento.

Palavras–chave: Ensino-aprendizagem; Material didático dinâmico; Terremoto.

Abstract

This article focuses mainly on approaching the elaboration of a dynamic didactic material that helps in the process of teaching and learning about earthquakes. The experiment was produced by the students of Geography, in the subject of Geology, at the FACIP, Federal University of Uberlândia. In order to do this, we discussed about the importance of the didactic material for the construction of knowledge and how the formation process takes place, beside the stages of material elaboration and a brief clarification on the treated dynamics. Therefore, it is concluded that the didactic material is an essential resource for the classes of physical geography, mainly in the subject about earthquakes, since it is a dynamic and abstract process. Representing to the students how the earthquake occurs through the dynamic didactic material generates as satisfactory results as the process of building knowledge.

Keywords: teaching-learning; Dynamic didactic material; Earthquakes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Cantu, Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Estudante de Geografia

Cecília Mussa Malvezzi, Universidade Federal de Uberlândia-FACIP

Estudante de Geografia.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Cantu, C., & Mussa Malvezzi, C. (2017). Elaboração de material didático para ensino sobre terremoto / The elaboration of didactic material for the teaching about earthquakes. Caderno De Geografia, 27(2), 248–256. https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2017v27nesp2p248

Edição

Seção

ARTIGOS