A urbanização extensiva de Aracaju e a formação de novos aglomerados habitacionais: avaliação a partir da desagregação de dados dos CENSOS-IBGE / The extensive urbanization of Aracaju and the formation of new housing agglomerates: evaluation (...)

Autores

  • Manuela Maria Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Hélio Mário de Araújo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2018v28n52p166

Resumo

Esta pesquisa justificou-se pela necessidade da análise dos desdobramentos da política habitacional brasileira recente, considerando dados em níveis espaciais mais específicos. Definiu-se como objetivo: analisar a expansão e situação habitacional da Região Metropolitana de Aracaju (SE) - RMA, no período de 2000 e 2013, relacionando à necessidade de grandes investimentos na produção de mais unidades habitacionais. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e a desagregação e geoprocessamento de dados secundários. Considerando a evolução da quantidade, localização e tipos de construções que emergiram na RMA, as tipologias de domicílios e características da evolução e distribuição da população, percebe-se que a intensa provisão na habitação popular dificilmente pode ser justificada pela diminuição do déficit habitacional.

Palavras–chave: habitação, políticas públicas, análise espaço-temporal.

Abstract

The present research was justified by the needed of an analysis of the deployments of the recent Brazilian housing policies, considering data at more specific spatial levels. It was defined as objective: analyze the housing expansion and situation in the Metropolitan Zone of Aracaju (SE) – MZA, between the years of 2000 and 2013, relating with of the need to large investments in the production of more housing units. For this, was realized a bibliographical and documental research, and the disaggregation and geoprocessing of secondary data. Considering the evolution of the quantity, of the location and of the types of buildings that emerged in the MZA, the typologies of the domiciles and the characteristics of the evolution and distribution of the population, it can be perceived that the intense provision in market popular housing will, until a certain point, be justified by the diminution of a housing deficit.

Keywords: habitation, public policies, temporal-spatial analysis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Maria Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Cursando Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal de Pernambuco - PRODEMA/UFPE. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-Universidade Federal de Sergipe). Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Experiência interdisciplinar em projetos de pesquisa e extensão. Atuou profissionalmente nas áreas de ensino, geoprocessamento, gestão urbana e ambiental. Membro do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais.

Hélio Mário de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Doutourou-se em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, com tese defendida na área de Geomorfologia. Atualmente é Chefe do Departamento de Geografia da UFS (Campus de São Cristóvão) e Professor Associado IV fazendo parte do quadro permanente dos Programas de Pós-graduação em Geografia/PPGEO e Desenvolvimento e Meio Ambiente / PRODEMA, onde leciona e orienta nos cursos de Mestrado e Doutorado. Exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Geografia em duas gestões anteriores nos períodos 2007/2009 e 2009/2011. Coordena na UFS o Curso de Licenciatura em Geografia no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de atuar como Professor-pesquisador I CAPES/MEC na modalidade de Educação a Distância. É Líder do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Geomorfologia (DAGEO) credenciado no CNPQ e certificado pela UFS, com desenvolvimento de projetos em diversas linhas de pesquisa. Coordenou o Laboratório de Estudos Ambientais do Departamento de Geografia no período 2011/2016. Já presidiu o Colegiado dos cursos de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) da UFS nos períodos 2000/2002 e 2007/2011, estando no momento na presidência dos referidos cursos presenciais e da Licenciatura a Distância, bem como do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Participou de intercâmbio universitário no exterior (Universidade de Granada / Espanha) e de diversos congressos nacionais e internacionais com apresentação e publicação de trabalhos, além da organização e autoria de livros publicados. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, bem como Representação da Terra, especificamente em Cartografia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário, Dinâmica e Gestão de Bacias Hidrográficas, Uso e Ocupação do Solo, Riscos Ambientais (Geológico/Geomorfológico), Processos Erosivos, Representações Cartográficas de Dados Espaciais e Didática da Cartografia.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Nascimento, M. M., & Araújo, H. M. de. (2018). A urbanização extensiva de Aracaju e a formação de novos aglomerados habitacionais: avaliação a partir da desagregação de dados dos CENSOS-IBGE / The extensive urbanization of Aracaju and the formation of new housing agglomerates: evaluation (.). Caderno De Geografia, 28(52), 166–196. https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2018v28n52p166