O estudo do comportamento da temperatura em Machado/MG entre 1991 e 2017 e a influência exercida pela precipitação sazonal nesse processo

Autores

  • Paulo Henrique Souza Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Rafael Grecco Sanches EESC/USP
  • Bruno César dos Santos EESC/USP

DOI:

https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2019v29nespp213

Resumo

Análises foram desenvolvidas sobre os dados de temperatura fornecidos pela série disponibilizada pelo Instituto Meteorológico (2018) compreendendo os anos de 1991-2017 na região de Machado/MG. Esses dados contemplam as médias mensais em três condições; a média geral dos dados, a média das temperaturas máximas, e, a média das temperaturas mínimas. Esse elenco de informações fez-se necessário em razão da volatilidade que a temperatura apresenta ao longo das vinte e quatro horas do dia nas latitudes baixas, podendo apresentar uma grande oscilação entre a madrugada e o início da tarde. As análises contemplaram três momentos distintos; o comportamento anual ao longo da série histórica que se estende de 1991 a 2017, a ocorrência separada entre as condições prevalecentes dos semestres chuvosos e secos, e, ainda, como esteve a temperatura ao longo dos quatro trimestres do ano – verão, primavera, outono e inverno. Através dessas análises procurou-se verificar o padrão de comportamento da temperatura e a interferência sofrida frente a manifestação da precipitação, pois, além do sombreamento que as nuvens proporcionam amenizando a incidência solar, a evaporação da água também interfere mediante o consumo de energia que ocasiona, evitando que seu uso seja aproveitado para o aquecimento. Pelos resultados ficou constatado um quadro de regularidade a partir dos índices próximos a média do período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Souza, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Engenharia Civil - Hidraulica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente exerce pesquisa e ensino na Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, espaço, atividades antrópicas, educação, geografia física e escola.

Rafael Grecco Sanches, EESC/USP

Possui graduação em Geografia pela Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP, Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) na área de Climatologia Aplicada e pós-graduação em nível de especialização em gestão ambiental pela Unesp, Bauru/SP. Estagiou no ano de 2009 no Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo, projeto demonstrativo da cidade de Jaú/SP. Atualmente é doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental da EESC/USP na área de Climatologia Aplicada.

Bruno César dos Santos, EESC/USP

Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) - área de concentração Engenharia Ambiental - Núcleo de Climatologia aplicado ao Meio Ambiente. Mestre em Ciências - área de concentração Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC, 2016). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG, 2013).

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Souza, P. H., Sanches, R. G., & Santos, B. C. dos. (2019). O estudo do comportamento da temperatura em Machado/MG entre 1991 e 2017 e a influência exercida pela precipitação sazonal nesse processo. Caderno De Geografia, 29(1), 213–244. https://doi.org/10.5752/p.2318-2962.2019v29nespp213

Edição

Seção

ARTIGOS