REFUNCIONALIZAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM DE OURO PRETO/MG

  • Victor Lacerda da Cunha PUC Minas
  • Altino Barbosa Caldeira PUC Minas
Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Refuncionalização. Atividade Turística.

Resumo

O processo de refuncionalização do patrimônio cultural, com base na ideologia do capital global, materializa novas territorialidades nos conjuntos arquitetônicos e urbanísticos tombados, a partir de estratégias de intervenção e produção do espaço urbano. O estudo em questão tem por objetivo desenvolver uma pesquisa sobre o processo de refuncionalização ocorrido em Ouro Preto/MG, a partir da elevação da cidade à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em especial quanto às atividades turísticas e comerciais no centro histórico da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Lacerda da Cunha, PUC Minas
Geógrafo e Mestre em Geografia pela PUC-Minas, Professor do Colégio Santo Agostinho e Coordenador pedagógico do COOPVEST
Altino Barbosa Caldeira, PUC Minas
Arquiteto pela UFMG, Doutor pela Universidade de Sheffield/Inglaterra, professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de pós-graduação em Geografia da PUC Minas.
Publicado
29-11-2017