EXPANSÃO URBANA E SISTEMAS DE ÁREAS VERDES:

PAISAGENS MUTÁVEIS EM GOIÂNIA

  • Sandra Catharinne Pantaleão Resende Universidade Estadual de GoiásPontifícia Universidade Católica de Goiás https://orcid.org/0000-0002-5145-9255
  • Ana Cristina Rodovalho Reis Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Palavras-chave: Sistema de áreas verdes; Especulação imobiliária; Goiânia; paisagem urbana; expansão urbana.

Resumo

O artigo discute a prevalência do sistema viário sobre o de áreas verdes no ordenamento territorial de Goiânia. Em seu crescimento houve a superação das barreiras iniciais – os cursos d’água. O Córrego Botafogo teve sua margem direita ocupada irregularmente: a cidade informal fora do perímetro urbano inicial. A expansão urbana e o crescimento demográfico levaram a implementação de políticas urbanas. Apesar da legislação urbanística, a produção do espaço urbano dota os fundos de vale como atrativos para determinar a localização residencial: ao redor dos parques urbanos nas áreas centrais, edifícios de habitação coletiva e nas franjas urbanas, próximo às nascentes, os condomínios horizontais fechados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Catharinne Pantaleão Resende, Universidade Estadual de GoiásPontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação da Universidade de Brasília (2016). Mestre em Geografia - Dinâmica Sócio-Ambiental, pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGO (2006) e em Artes Visuais - habilitação Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000). Professora Efetiva do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás. Professora Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Desenvolve pesquisas sobre cidades contemporâneas, relacionadas à dinâmica e transformação da paisagem urbana, com ênfase à expansão urbana, ordenamento territorial e cidades-região. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem urbana, cidade contemporânea, intervenção urbana e morfologia urbana. Ministra Disciplinas de Teoria, História e Crítica da Arquitetura Contemporânea com enfoque a métodos de projetação contemporâneos, orienta Artigos Científicos na disciplina Ensaio Crítico e Trabalho Final de Graduação, destacando propostas de intervenção urbana em áreas consolidadas.

Ana Cristina Rodovalho Reis, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1983). Atualmente é diretor - REIS CAMPOS ARQ E ENG. LTDA, professor auxiliar da da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professor horista da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mestranda em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - Go. Possue experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Avaliações e Pericias de Engenharia, atuando nas seguintes temas: Norma 15.575, inspeção predial, sustentabilidade, avaliações e pericias, hidro-sanitário, drenagem urbana. Especialista em Avaliação e Pericia de engenharia com enfase em construção civil, Mba. em Gerencia Executiva de Projetos atuando em planejamento, controle e execução de obras.Perita nomeada em diversas ações junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goias, em ações de obrigações de fazer, nunciação de obras novas, servidões de passagem, dentre outras. Coordenadora do Curso de Especialização em Desempenho das Edificações da PUC - Goiás - Coordenadora do Curso de Auditoria, Avaliações, Patologia e Pericias em Goiânia da RTG Instituto de Especializações - Goiânia.

Publicado
23-05-2022