CONFORTO TÉRMICO EM SALA DE AULA NATURALMENTE VENTILADA
Resumo
Através de soluções arquitetônicas de retrofit é possível alcançar melhores condições de conforto térmico aos usuários. O presente trabalho é oriundo de uma disciplina de pós-graduação e teve como objetivo avaliar soluções passivas para uma sala de aula em ambiente universitário que apresenta níveis elevados de desconforto térmico relatados por alunos e professores. Foram analisadas quatro possibilidades de intervenção arquitetônica. O percentual de horas de conforto a partir da ASHRAE 55 tanto na situação atual quanto nas soluções propostas, foi obtido por meio de simulações no programa EnergyPlus. A sala de aula obteve 50% de horas de conforto na situação atual. A solução combinada de proteção solar com inclinação de 30º com pintura das paredes externas na cor branca foi a que obteve maior percentual de horas de conforto, chegando a 61%.
Downloads
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.