A FERROVIA E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL DE CAMPO GRANDE-MS

Palavras-chave: Espaço social; ferrovia; trem; Campo Grande

Resumo

Neste artigo serão analisadas as práticas espaciais que envolveram o complexo ferroviário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e suas relações com o sítio urbano de Campo Grande/ MS, desde a celebração da sua chegada até a negação da sua presença com a retirada dos trilhos urbanos e posterior atribuição de novos usos. A partir de uma revisão bibliográfica com atenção a obra de Henri Lefebvre, é proposta uma reflexão sobre o sentido do espaço social como expressão material síntese das práticas sociais de um determinado grupo ao longo do tempo; concluindo-se que a convivência dos habitantes de Campo Grande com o trem e os aspectos desta relação são constituintes da tessitura socioespacial da cidade e mesmo a ausência do trem na vida urbana não diminui a sua importância, registrada no espaço social da cidade.

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Biografia do Autor

Flavia Cristina Albuquerque Palhares Machado, UCDB

Graduada em Arquitetura e Urbanismo Anhanguera/Uniderp (1999), Atua como Arquiteta e Urbanista em escritório próprio desde 1999, mestranda do programa de pós graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco.  Pesquisadora dos grupos de pesquisa “Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade” e "Desenvolvimento Territorial Sustentável" do PPGDL da UCDB.

Maria Augusta de Castilho, Universidade Católica Dom Bosco

Pós-doutora em Linguística (2000) e Doutora em Ciências Sociais - História do Brasil (1997), ambas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora no Curso de História e no Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, sendo também responsável pelo Laboratório de História. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui mais de quarenta livros e livretes publicados e com uma produção técnica bastante desenvolvida. É avaliadora das Condições de Ensino de Cursos de História do INEP - Ministério da Educação - Brasil. Foi parecerista do MEC no Plano Nacional do Livro Didático na área de História - Ministério da Educação - Brasil. Participa do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Atualmente coordena o grupo de pesquisa na área do Sagrado no Contexto de Territorialidade e na área do Patrimônio Cultural.

Sergio Seiko Yonamine, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). Atualmente é doutorando no programa de pós graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco e ocupa o cargo de Coordenador de Relações Intergovernamentais e Institucionais no Gabinete do Prefeito da Prefeitura de Ponta Porã.

Publicado
18-05-2021