TRANSFORMAÇÕES ARQUITETÔNICAS DE SÃO MIGUEL DO OESTE, SC

Palavras-chave: Madeira. Cidade. Santa Catarina. Arquitetura

Resumo

O patrimônio arquitetônico de uma cidade reflete a expressão cultural e simbólica da sua população. O presente trabalho teve como objetivo analisar as transformações arquitetônicas de São Miguel do Oeste - SC entre 1950 a 2010. Foram analizados documentos do acervo da Prefeitura de São Miguel do Oeste e registros fotográficos realizados in loco. Pela análise temporal foi possível identificar o processo da modernização através do uso dos diferentes materiais de construção, bem como a impressão da cultura do nativo ou imigrante na formação arquitetônica das edificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Maziero, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Arquiteta e Urbanista pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Mestre em Desenvolvimento Regional pela UTFPR. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

José Ricardo da Rocha Campos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Agrônomo e Mestre pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Doutor em Ciência pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Professor do Departamento de Ciências Agrárias da UTFPR

Cristiane Maria Tonetto Godoy, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutora em Extensão Rural pela UFSM. Pós Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR.

Publicado
23-05-2022