MORADIA MÓVEL NO SÉCULO 21: MOTORHOMES ARTESANAIS NO BRASIL

Palavras-chave: Moradia. Habitação. Ambiência. Motor-casa.

Resumo

Até recentemente, a habitação brasileira tem sido discutida no âmbito da moradia fixa, sendo a moradia móvel posta em segundo plano. Porém, face às incertezas do século 21, estilos de vida porvindouros flertam com a moradia móvel. Logo, este artigo investiga as adaptações de veículos para moradia feitas pelos usuários. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva com usuários provenientes do município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Como resultado, foram geradas recomendações técnicas para as adaptações, com intuito de garantir a qualidade de vida desses moradores viajantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Cruz Goulart, Universidade do Estado de Minas Gerais

Designer de Ambientes pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pesquisadora no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec).

Suéllen Mota Marques Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Técnica em edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), arquiteta e urbanista pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista e mestre em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG. Professora na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pesquisadora no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec).

Rita de Castro Engler, Universidade do Estado de Minas Gerais

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialista (DEA), doutora em Engenharia de Produção e Gestão de Inovação Tecnologica - Ecole Centrale Paris, pós-doutora em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pós-doutora em Design Social na Ryerson University. Professora na Escola de Design da UEMG e professora convidada da University of Tennessee, da Christian Brothers University, da Middle Tennessee State University, da Ryerson University, da Cape Peninsula University of Technology e da Stellenbosch University. Pesquisadora com bolsa de produtividade do CNPq. Responsável no Brasil pelo Consórcio de Engineering Management. Coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Tecnologia (CEDTec) da UEMG, laboratório membro da Rede DESIS (rede Mundial de Inovação Social) e do LENSin.

Publicado
18-05-2021