PRINCÍPIOS E MÉTRICAS PARA AVALIAÇÃO DO DOT

Palavras-chave: Desenvolvimento Orientado Pelo Transporte; planejamento urbano; projeto urbano paramétrico; métricas urbanas.

Resumo

O Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (DOT) é um modelo de desenvolvimento urbano que preconiza cidades mais sustentáveis. Este artigo tem por objetivo identificar e apresentar métricas para avaliação de desempenho que se relacionam com seus princípios básicos, de natureza objetivamente mensurável. Pretende-se, portanto, contribuir para abordagens de análise e proposição que possam ser suportadas pela implementação instrumental dos princípios e das métricas aqui caracterizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Tadeu de Araujo Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Prezado Fernando,

 

 Os Cadernos de Arquitetura e Urbanismo têm se caracterizado pela diversidade temática e pela qualidade dos artigos publicados. Ao longo de seus 26 anos de história, apresentaram trabalhos de natureza diversificada: artigos de revisão relacionados a diversas áreas temáticas da Arquitetura e do Urbanismo, artigos resultantes de projetos de pesquisa, artigos decorrentes de dissertações de mestrado e teses de doutorado, artigos relacionados ao ensino da Arquitetura e Urbanismo, resenhas de livros, entrevistas e croquis. Além disso, em vários de seus números, os Cadernos contaram com a presença de autores estrangeiros.

  Atualmente, os Cadernos de Arquitetura e Urbanismo receberam avaliação B1 na reclassificação preliminar da QUALIS/CAPES 2019. Seu Conselho Editorial é composto por integrantes de reconhecida contribuição no campo da Arquitetura e Urbanismo, contando com representantes internacionais e nacionais de vários Estados. O Corpo Consultivo de pareceristas, que subsidia o Conselho Editorial através da avaliação de artigos, é integrado por mestres e doutores, também de composição regionalmente variada. A seleção de trabalhos observa uma criteriosa tramitação, envolve avaliação pelo Corpo Consultivo de pareceristas, revisão de normalização e de linguagem. A publicação segue as mais completas exigências quanto à normalização bibliográfica, sua distribuição impressa atinge diversas instituições nacionais e internacionais através de permutas e doações, está indexada na Base de dados da CAPES, na Base de Dados ICAP (IndexaçãoCompartilhada de Artigos de Periódicos), disponível em Bibliotecas do Sistema

Nacional (IBICT), e possui versão eletrônica completa acessível no portal de

periódicos da PUC Minas: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/index

 

Como operamos em fluxo contínuo, o volume de trabalhos que temos recebido é elevado. Visando à ampliação de nosso Corpo Consultivo, gostaríamos de contar com a sua colaboração no sentido de sugerir nomes e o respectivo email para pareceristas de nossa revista. 

 

NOME:

E-MAIL:

 

 

 

Atenciosamente,

 

Viviane Zerlotini

Coordenação Executiva dos Cadernos de Arquitetura e

Urbanismo da PUC Minas

 Samara Macedo

Assistente Editorial dos Cadernos de Arquitetura e Urbanismo

da PUC Minas

 

Publicado
18-05-2021