O TURISMO E A ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO EM DIAMANTINA, MG
Resumo
A inscrição de Diamantina na lista do Patrimônio Cultural da UNESCO influenciou o crescimento do turismo, que impulsiona principalmente os setores de comércio. Entretanto, o turismo também tem aspectos negativos, sendo causa de segregação e gentrificação ao supervalorizar o espaço turístico. O trabalho analisa aspectos da realidade de Diamantina, e objetiva traçar alguns pontos positivos e negativos do turismo e seus impactos sociais. Utiliza os métodos monográfico e observacional. O potencial turístico de Diamantina não deve ser ignorado, mas é preciso utilizar instrumentos de ordenação do espaço urbano e de controle da especulação imobiliária, para reduzir os seus impactos negativos.
Downloads
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.