Os Arturos e a preservação da identidade territorial
Resumo
O presente trabalho busca apontar as relações de territorialidade sob a perspectiva de vida da Comunidade Quilombola dos Arturos, localizada no município de Contagem, Minas Gerais. A comunidade suprarreferida foi contemplada como patrimônio imaterial do município. Os Arturos representam um retrato da identidade cultural, territorial e das tradições dos negros africanos trazidos para o Brasil e que sofreram um processo de apagamento histórico. Assim, investiga-se a relação da comunidade com espaço sociocultural e sua conexão entre os direitos étnicos e o território. Para alcançar tal objetivo foi necessário realizar um levantamento das produções acadêmicas, referenciais teóricos que versam sobre o tema. Para além, foram apontadas certas ligações entre as pesquisas anteriormente realizadas e algumas contribuições sobre a história dos Arturos. Dessa forma, foi possível entender conexões da Comunidade com o território e os laços afetivos que foram criados.
Downloads
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.