BASES PARA UMA CIDADE-CORPO - VILLAHERMOSA, MÉXICO

  • Jorge Herrera de la Torre PUC Minas
  • Maria Manoela Gimmler Netto PUC Minas
  • Rubens do Amaral PUC Minas
Palavras-chave: paisagem, transformabilidade, cidade-corpo, camadas, espaços livres

Resumo

Este artigo apresenta e discute as problemáticas urbanas e ambientais da cidade de Villahermosa, no Mexico, com o objetivo de definir as diretrizes projetuais para a implantação de soluções baseadas na natureza em três camadas da paisagem: vegetação, água e espaço público. A partir de revisão teórica e normativa, geoprocessamento e diagnóstico quanti-qualitativo dos componentes do recorte de estudo, foi possível definir conceitualmente e aplicar um plano de ação para a paisagem por meio de um sistema multiescalar de espaços livres vinculado ao conceito de cidade-corpo. Nessa analogia, a cidade é compreendida como o organismo, os espaços livres com funções essenciais para a cidade representam os órgãos e as conexões urbanas como cursos de água e ruas determinam um sistema circulatório que interconecta e nutre o corpo. A pesquisa, que relaciona a cidade a um organismo vivo, aponta caminhos teóricos e metodológicos para ampliar o potencial de transformabilidade da paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Herrera de la Torre, PUC Minas

Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Arquitetura da Paisagem pela PUC-MG e Arquiteto pela Universidad Juárez Autónoma de Tabasco.

Maria Manoela Gimmler Netto, PUC Minas

Doutora em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, Arquiteta e Urbanista pela UFMG, professora do programa de pós-graduação em Arquitetura da Paisagem da PUC-MG.

Rubens do Amaral, PUC Minas

Doutorando em Projeto e Planejamento pela UNB, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, Especialista em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário de Brasília, professor do programa de pós-graduação em Arquitetura da Paisagem da PUC-MG.

Publicado
30-08-2024