Aproximação da técnica e tecnologia com a cidade e o plano urbano - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2010v17n20p84
Resumo
Esta explanação é uma possível interpretação de como se reportam os usos das
representações e suas mídias com relação à construção de um plano urbano ou mesmo à construção do imaginário coletivo dos cidadãos enquanto referencial de lugares, entendendo esse último processo como potencial contribuinte para um ideal de cidade e cidadania e, portanto, uma possível "ferramenta" para o urbanismo (seja como planejamento, gestão ou desenho urbanos). Também as tecnologias da informação têm contribuído para a realimentação dos dados urbanísticos e sociais, o "cruzamento" das diversas informações para qualificar interpretações acerca da cidade ou até a "transparência" com que esses meios eletroeletrônicos fomentam decisões democráticas na cidade, tratando-se de SIGs (Sistemas de Informações Geográficas) como exemplificação. De modo que no mundo contemporâneo as novas manifestações das tecnologias de informação e das mídias poderão dar novos significados para uma construção democrática do plano urbano, para além de uma peça escrita com metas a serem cumpridas.Downloads
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.