História e projeto nas margens da modernidade - DOI: 10.5752/P.2316-1752.2013v20n26p21

  • Junia Mortimer PUC Minas
Palavras-chave: História da arquitetura, Projeto, Anthony Vidler, Leon Battista-Alberti.

Resumo

Este artigo propõe um diálogo entre o conceito de historia no
texto de 1435, Da Pintura, de autoria de Leon Battista Alberti,
e a ideia de pós-história, na sua abordagem proposta para a
arquitetura, segundo Anthony Vidler, no livro Histórias do Presente
Imediato. Pergunta-se: em que medida essas compreensões
da história, por meio do distanciamento necessário do
tempo, como considera Panofsky, se relacionam, e onde elas
se diferenciam? Desse embate resulta uma atualidade crítica
do pensamento de Alberti no sentido de que ele fomenta a
liberdade da história como narrativa. Porém, ao mesmo tempo
ele a circunscreve dentro dos limites da narrativa mítica. Essa
postura é diferente – e é sobre isso que se propõe discutir
neste artigo – de uma abordagem contemporânea como a de
Anthony Vidler. Vidler estimula a busca pelos problemas não
resolvidos da modernidade, aos quais hoje respondemos na
cidade contemporânea.

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Biografia do Autor

Junia Mortimer, PUC Minas
Doutoranda no Programa de Pós-
-Graduação da Escola de Arquitetura
da UFMG (NPGAU), sob orientação do
professor Stéphane Huchet. Mestre em
Artes e Humanidades pelas Université
de Perpignan (FR), Sheffield University
(UK) e Universidade Nova de Lisboa
(PT), em 2010. Graduada em Arquitetura
pela UFMG em 2007. É fotografa,
com foco de atuação em fotografia de
arquitetura.

Referências

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Publicado
05-02-2014