O PAPEL DA CAMINHADA NA ARQUITETURA
Resumo
O artigo consta de uma exploração teórica, metodológica e empírica sobre a utilização da caminhada como método de estudo e pesquisa em Arquitetura, considerando sua relevância no atual momento da disciplina. Elabora-se um método, o método do observador, com o objetivo de avaliar a qualidade de situações espaciais com base naquilo que é visto e sentido por quem percorre aquela situação, aquela arquitetura, tanto na escala do edifício quanto na escala da cidade. O artigo apresenta, na primeira parte, uma revisão de literatura dos principais autores contribuintes no tópico. Na segunda parte, apresenta o conjunto de procedimentos constituintes do método propriamente dito. Na terceira parte, apresenta um estudo de caso em que o método do observador é exercitado.Downloads
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.