DO VERNACULAR AO ERUDITO: A (RE) CONSTRUÇÃO DA IGREJA MATRIZ DE BATATAIS-SP
Resumo
O presente trabalho procura traçar um diálogo por meio de questões pertinentes à cultura e à sociedade dos entrantes mineiros, em um primeiro momento, e, depois, dos imigrantes italianos quanto ao processo histórico-construtivo da Igreja Matriz da cidade de Batatais, localizada no nordeste do interior do estado paulista. O edifício religioso foi e ainda permanece, na maior parte das cidades paulistas, como o ponto inicial de formação, ordenamento e expansão urbana. Desse modo, essa edificação reserva em si vestígios, aspectos e contextos singulares para a compreensão do modus faciendi da construção. O edifício em destaque se configura como representativo de técnicas, cultura e sociedade local, revelando-se como um “palimpsesto construtivo”, ou seja, camadas que revelam momentos e aspectos de um tempo, de um saber, de um lugar. Destarte, objetiva-se elucidar as técnicas construtivas e os estilos arquitetônicos adotados no decorrer de sua construção e reconstrução, assim como relacioná-los com o desenvolvimento sociocultural da região, marcado por dois momentos históricos significativos: o primeiro, quando os migrantes das Minas Gerais ocuparam a região, e o segundo marcado pela colonização italiana no município.Downloads
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.