PERCEPÇÃO E ORIENTAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AMBIENTES COMERCIAIS: O QUE APONTAM OS PASSEIOS ACOMPANHADOS EM RESTAURANTES
Resumo
Este artigo aborda a orientação espacial de pessoas cegas ou com baixa visão em ambientes de restaurantes para entender suas percepções ambientais. Na pesquisa, utilizou-se o método Passeio Acompanhado, desenvolvido por Dischinger (2010), realizado por oito pessoas com deficiência visual e dois normovisuais, em dois restaurantes. As pessoas com deficiência visual identificaram barreiras para a sua orientação espacial; aquelas que enxergam não se sentiram desorientadas. Conclui-se que as informações espaciais devem suprir as distintas necessidades de orientação espacial.
Downloads
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.