OS TRATADOS DE PAZ NA RESTRUTURAÇÃO DA ORDEM JURÍDICA MUNDIAL APÓS OS PERÍODOS DE GUERRAS
Resumo
Nos últimos séculos, a guerra foi a alternativa utilizada na tomada de decisões de centenas de impérios. Consistia no meio necessário para prevalecer os interesses da maioria. A cada fim de um ciclo bélico, surgiram diversos acordos internacionais a fim de reestruturar a ordem jurídica mundial e efetivar pactos de não agressão desde a época do antigo Egito até as Nações Unidas. O Direito Internacional auxiliou na tutela dessas medidas como um indicativo para se chegar à adoção de soluções pacíficas de controvérsias. Os diversos Tratados Internacionais construíram um sistema jurídico com objetivo de adotar mecanismos mais propícios ao não uso da força nas relações internacionais cada vez mais hegemônicas, a fim de viabilizar um equilíbrio eficaz para preservação das relações internacionais para uma sociedade edificada em bases pacíficas.
Downloads
Referências
BATALHA DE KADESH. Disponível em: www.egiptoaldescubierto.com. Acesso em 30/10/2014.
CARR, Edward Hallett. Vinte anos de crise 1919-1939. Uma introdução ao estudo das Relações Internacionais. Trad. Luiz Alberto Figueiredo Machado. Brasília. Editora da Universidade de Brasília. Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2ª ed., 2001.
CARVALHO, Paulo Emílio Vauthier Borges. Carta de São Francisco, artigo 2º. Comentário à Carta das Nações Unidas/Organizador: Leonardo Nemer Caldeira Brant. Belo Horizonte: CEDIN, 2008.
CLAUSEWITZ, Carl Von. On war. Princeton: Princeton University Press, 1984
DAVIES, Normam. Europe at War 1939-1945: No Simple Victor. London: Pan Books, 2006.
DISNTEIN, Yoram. Guerra, Agressão e Legítima Defesa. Trad. Mauro Raposo de Mello. São Paulo: Manole, 2004.
GANTET, Claire. La Pai de Westfaliana (1648): Une historie social, XVIIe-XVIIIe siècles. Paris: Berlin, 2001)
HERZ, Mônica Herz; HOFFMANN, Andrea. Organizações Internacionais: história e práticas. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
KANT, Immanuel. A Paz Perpétua e outros opúsculos. Tradução de Artur Morais. Lisboa: Edições 70, 2004)
KISSINGER, Henry. Diplomacy. New York: Simon & Schuster, 1994)
LACOMBE, Américo Jacobino. À sombra de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1984.
MACMILLN, Margaret Olwen. Paz em Paris, 1919: a Conferência de Paris e seu mister de encerrar a Grande Guerra. Tradução Joubert de Oliveira Brízida, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
REZEK, José Francisco. Direito Internacional Público - 11ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.
SALOMÃO, Wiliander França. Os conflitos entre Palestinos e Israelenses: trajetória dos fatos históricos e do Direito Internacional. Belo Horizonte: Editora D´Plácido, 2014.
SALOMÃO, Wiliander França. Segurança Regional e Internacional na Palestina. Direitos Humanos: um debate contemporâneo. Organizadoras: Renata Furtado de Barros e Paula Maria Tecles Lara. Raleigh, Carolina do Norte, EUA: Lulu Publishing, 2012.