BREVES LIÇÕES SOBRE JURISDIÇÃO, PROCESSO E AÇÃO EM FRANCESCO CARNELUTTI
Resumo
O texto tem como objetivo apresentar de forma sintética as contribuições do professor italiano Francesco Carnelutti para o desenvolvimento da disciplina do direito processual no mundo ocidental. Inicia-se com a análise do instituto da jurisdição e suas variações e tipologia. Após, migra-se a uma análise da compreensão carneluttiana acerca do processo, o que, inevitavelmente, conduz a uma descrição da lide e do mérito. Por fim, discute-se a noção de ação e suas consequências teóricas.
Downloads
Referências
CARNELUTTI, Francesco. Sistema de direito processual civil. Trad. Hiltomar Martins Oliveira. 1. ed. São Paulo: Ed. Classic Books, 2000-a.
CARNELUTTI, Francesco. Sistema de direito processual civil: Procedimento de Conhecimento. v. IV, 1º ed. São Paulo: Ed. Classic Books, 2000-b.
CARNELUTTI, Francesco. Sistema del diritto processuale civile: Atti del Processo, v. II, Padova: Ed. Padova, 1938-a.
CARNELUTTI, Francesco. Sistema del diritto processuale civile: procedimento di cognizione, v. III, Padova: Ed. Padova, 1938-b.
CARNELUTTI, Francesco. Teoria geral do direito. São Paulo: Ed. Lejus, 1999.
LEAL, Rosemiro Pereira (Coord.). Estudos continuados de teoria do processo : a pesquisa jurídica no curso de mestrado em direito processual : processo, ação e jurisdição em Chiovenda, Carnelutti, Liebman e Fazzalari, volume 5. Porto Alegre: IOB - Informações Objetivas Publicações Jurídicas, 2004.
LEAL, Rosemiro Pereira Leal. Teoria geral do processo: primeiros estudos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria processual da decisão jurídica. São Paulo: Ed. Landy, 2002.
VIEIRA, José Marcos Rodrigues, Da ação cível. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.