A missão da Filosofia Hoje
Resumo
RESUMO
A determinação da missão da filosofia hoje depende do que se compreende por filosofia. Entretanto, o trabalho não discute sistematicamente esta questão, antes parte de certos aspectos problemáticos da prática filosófica atual no Brasil para por contraste pôr em evidência o autêntico sentido de filosofar e a missão do filósofo hoje. A filosofia poderá cumprir sua missão institucional de promoção da razão crítica na sociedade na medida em que como atividade pessoal e estilo de vida não se deixar aprisionar nas malhas da civilização da eficácia técnica, mas for exercida como pensar gratuito e questionamento radical da verdade que leva ao senso do mistério.
Palavras-chave: filosofar, civilização da técnica, gratuidade, questionamento, mistério
ABSTRACT
The definition of the mission of philosophy today depends upon a certain understanding of philosophy. The paper however does not discuss directly this question. It starts from certain problematic features of the contemporary philosophical practice in order to bring to light the proper sense of philosophizing and of the philosopher’s mission today. Philosophy will perform its institutional mission to promote critical reason in the society as far as it, taken up as a personal task and lifestyle, instead of being entangled in the meshes of the technological civilization, is carried out as gratuitous thinking and radical quest for truth, which leads to a sense of mystery.
Keywords: philosophize, technological civilization, gratuity, radical question, mystery
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Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.