O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte.

  • Ana Selva Castelo Branco Albinati PUC-Minas
Palavras-chave: Filosofia, educação

Resumo

RESUMO

 

O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de superação das dificuldades encontradas no ensino de filosofia no nível médio, através da aproximação da filosofia com a arte. O texto apresenta algumas afinidades entre essas duas formas de conhecimento, no sentido de legitimar o diálogo proposto e sua pertinência no ensino de nível médio, sobretudo entre filosofia e cinema, enquanto forma de arte mais acessível às escolas. E conclui pela necessidade de que, para além das afinidades, filosofia e arte devem ser apresentadas e resguardadas em suas especificidades.

 

Palavras-chave: ensino; filosofia; arte; cinema.

 

ABSTRACT

 

The purpose of this article is, recognizing the difficulties found in the teaching of philosophy in high schools, to present a possibility to surmount them, approaching philosophy and art. Intending to legitimate the dialogue proposed and its pertinence in high school education, the text presents some affinities between these two forms of knowlegde, especially between philosophy and cinema, as the most accessible form of art to the schools, concluding by the necessity, together with the presentation of the affinities, to regard philosophy and art in their specificities.

 

Keywords: teaching of philosophy ; art.; cinema.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Selva Castelo Branco Albinati, PUC-Minas
Mestre em Filosofia pela FAFICH-UFMG. Doutora em Filosofia pela FAFICH-UFMG. Professora de Filosofia da PUC Minas.
Publicado
07-04-2010
Como Citar
Albinati, A. S. C. B. (2010). O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte. Sapere Aude, 1(1), 66 - 76. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1095
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT