A METAFÍSICA DA ALTERIDADE DE EMMANUEL LÉVINAS

  • Márcio Antônio de Paiva
  • Luiz Fernando Pires Dias

Resumo

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar o itinerário percorrido por Emmanuel Lévinas na elaboração de um novo sentido para a palavra “Metafísica”. O filósofo lituano se distancia da interpretação tradicional, que considera tal vocábulo como definidor de uma das raízes da árvore da filosofia ocidental, ou como caracterizador da ciência do ente enquanto ser. Lévinas, de modo original, situa o significado da Metafísica no horizonte da transcendência ética, rumo ao Outro, promovendo, desta forma, uma verdadeira “revolução copernicana”, que concede à ética o status de filosofia primeira. Coadunada a essa perspectiva, no campo da linguagem, o filósofo desenvolve uma alternativa à violência da determinação ontológica, localizando a palavra no âmbito da escuta do dizer originário, configurado no rosto do outro homem.

PALAVRAS-CHAVE: Lévinas, Metafísica, Ética e Alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Antônio de Paiva
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992), graduação em Teologia - Seminário Maior são José - Mariana (1989), mestrado em Filosofia - Pontificia Università Gregoriana (1996) e doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (1998). É avaliador do Ministério da Educação e professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, religião, alteridade, direito e heidegger. Atualmente é professor do Mestrado em Ciências da Religião.
Luiz Fernando Pires Dias
Possui graduação em ciências contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010) e mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Atualmente é auditor municipal de tributos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte..Temas de estudo: filosofia, ciências da religião, emmanuel lévinas e platão.
Publicado
01-01-2016
Como Citar
Paiva, M. A. de, & Dias, L. F. P. (2016). A METAFÍSICA DA ALTERIDADE DE EMMANUEL LÉVINAS. Sapere Aude, 6(12), 465. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p465
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER