O sistema Razão-Sentimento

  • Marco Aurélio Souza Birchal PUCMINAS
Palavras-chave: Razão, Simbolismo, Realidade, Mito

Resumo

O Homem demonstra sua natureza antagônica, num conflito eterno entre o bem e o mal, o masculino e o feminino, a luz e a sombra, em todos os seus aspectos existenciais. Por vezes, este antagonismo é expresso como completude, e os opostos fundidos de forma a se completarem. Uma das mais simples e, talvez por isto, maravilhosa representação deste sentimento é o símbolo chinês do Ying e Yang (CAPRA, 1995).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Souza Birchal, PUCMINAS

Doutor (2005) e Mestre (1999) em Engenharia Elétrica pela UFMG e Engenheiro Eletricista pela PUC Minas (1994). É Professor Adjunto III na PUC Minas, sendo membro do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Engenharia de Controle e Automação, além de Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Redes de Computadores no IEC/PUC Minas, onde também é membro do Comitê Didático Pedagógico ligado à Diretoria de Ensino Continuado. É professor Adjunto do Centro Universitário UNA. É avaliador do MEC/INEP, tendo participado de avaliações para implantação de cursos de Engenharia. Tem experiência em Automação Industrial, Aterramentos Encapsulados, Redes de Computadores e Processamento Paralelo.

 

Publicado
15-04-2010
Como Citar
Birchal, M. A. S. (2010). O sistema Razão-Sentimento. Sapere Aude, 1(1), 143 - 150. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1129
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: CONVITE AO PENSAR/INVITATION TO THINK