AVRITZER, Leonardo. Impasses da democracia no Brasil

Palavras-chave: crise, democracia, impasses, institucionalidade, sociedade civil.

Resumo

A presente resenha crítica do livro “Impasses da democracia no Brasil” pretende apresentar as contribuições do autor, Leonardo Avritzer, para a avaliação da qualidade da democracia brasileira. Elencam-se os argumentos analisados pelo autor na identificação de que há um incomodo com a democracia no Brasil que está relacionado a um conjunto de desafios institucionais. A resenha aponta para a importância da obra no contexto não apenas dos impasses, mas de uma efetiva crise instaurada no Brasil. A resenha sugere, ainda, caminhos para que o autor continue essa importante empreitada analítica recomendando que um próximo volume dê maior centralidade ao papel da sociedade civil na manutenção dos impasses ou na construção de soluções para o aprofundamento democrático no Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Cristina Bernardo Gomes, Instituto Santo Tomás de Aquino
Pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (CNPQ, 2012-2013) e pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAPEMIG, 2010-2011). Doutora (2009) e Mestre (2004) em Ciência Política pela UFMG. Estágio de doutoramento na Universidade de Coimbra, no Centro de Estudos Sociais em Portugal (CES/PT) pelo Projeto Capes/Grices, co-orientada pelo professor Boaventura de Sousa Santos. Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, 1995). Graduada em História pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB/1987).
Publicado
27-12-2016
Como Citar
Gomes, L. C. B. (2016). AVRITZER, Leonardo. Impasses da democracia no Brasil. Sapere Aude, 7(14), 872-880. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/12217