UMA PERSPECTIVA EMPODERADORA: UM OLHAR SOBRE AS OBRAS DE FREIRE E RANCIÈRE

  • Isabela Vieira Barbosa
  • Jessica Reinert dos Santos
  • Antonio José Muller
Palavras-chave: Paulo Freire, Rancière, Educação, Empoderamento, Filosofia.

Resumo

Esse artigo pretende discutir as similaridades entre o pensamento de Rancière encontrado em sua obra O Mestre Ignorante (2002) e em obras de Paulo Freire (2002; 1987; 1967), com o enfoque na relação entre professores e alunos e o empoderamento que a educação pode trazer para suas vidas. Rancière aborda o mito da pedagogia, que mais tarde será versado como causa do princípio do embrutecimento. Reforçando a importância de ir além dos conhecimentos do professor e dar aos alunos poder para encontrar suas próprias vontades, Rancière se aproxima dos pensamentos de Freire ao acreditar na educação como um processo que deve buscar a libertação e o pensamento crítico. Aproximando os dois autores, percebemos que o diálogo e a troca são os meios necessários para buscar a qualidade na educação e no aprendizado. Partindo do ponto de vista de Freire e Rancière, entendemos a educação como um processo de capacitação do estudante com relação à criticidade e reflexividade sobre aspectos que atravessam sua vida cotidiana e escolar. Só então, com base no empoderamento, podemos acreditar que a escola estará fazendo a sua parte educando cidadãos que podem refelxivo-criticamente compreender os diferentes contextos sociais, suas singularidades e homogeneidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Vieira Barbosa

Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, na Linha de Pesquisa Linguagem em Educação. Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Possui graduação em Administração pela UNIASSELVI e graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

  
Jessica Reinert dos Santos

Mestre pelo curso de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Graduada em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela FURB. Durante sua caminhada na graduação, participou das seguintes atividades institucionais: bolsista de extensão do Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL), bolsista de iniciação científica através do PIBIC/FURB, sendo a pesquisa intitulada "O lugar institucionalizado da leitura e da escrita nos PPCs dos cursos de engenharia da FURB" e bolsista ID do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

 
Antonio José Muller

Possui Doutorado em Educação - Liderança e Administração Educacional - pela The University of Texas at El Paso (2004). Atualmente é professor titular da FURB (Universidade Regional de Blumenau) no Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado em Educação) e Departamento de Educação Física e faz parte do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Educação - EDUCOGITANS da FURB . No grupo EDUCOGITANS participa do projeto "observatório Iberoamericano de estudos comparativos em educação" e do projeto de pesquisa "Mapas conceituais da educação de jovens e adultos em Iberoamerica". Especialista em Paulo Freire e com larga experiência na área de Educação e Esporte, com ênfase em Educação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação no Brasil, educação e inclusão social, estudos comparativos entre o Brasil e EUA. Administração Escolar, projeto político pedagógico, sport and globalization entre outros. Faz parte do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde - GIPS, da FURB.. Professor convidado pela Faculdade INPG - Blumenau. Trabalhou como docente da graduação presencial na Uniasselvi e coordenou os programas de pesquisa e extensão do núcleo de ensino a distância da Uniasselvi/NEAD . Foi coordenador do curso de educação física da Uniasselvi em Santa Catarina, professor de ensino superior em nível de graduação e pós-graduação no Brasil, EUA e Arábia Saudita. Ex- Diretor Pedagógico do Colégio Energia Blumenau e Diretor de Instrução da Paso Del Norte Academy (Charter School) em El Paso-EUA. Professor de ensino fundamental e médio por 12 anos no Colégio Bom Jesus Santo Antonio. Atuou anteriormente na Fundação Educacional de Brusque UNIFEBE e professor de pos-graduação da Uniasselvi-Pós-graduação. Tem Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau (1990) e Pós-Graduação/Especialização em treinamento desportivo-voleibol pela UNIG/RJ.

 
Publicado
21-12-2017
Como Citar
Vieira Barbosa, I., Reinert dos Santos, J., & Muller, A. J. (2017). UMA PERSPECTIVA EMPODERADORA: UM OLHAR SOBRE AS OBRAS DE FREIRE E RANCIÈRE. Sapere Aude, 8(16), 554-563. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/15711
Seção
COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##