BIOÉTICA E MATERIALISMO FILOSÓFICO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Palavras-chave: Filosofia. Bioética. Materialismo. Sociabilidade. Humanização.

Resumo

Este artigo discute os principais vigamentos conceituais filosóficos que sustentam a proposta de pesquisa Revisão Crítico-Materialista da Bioética, que se encontra em desenvolvimento pelos autores deste trabalho. Nele são desdobrados os temas e problemas envolvidos na elaboração de uma compreensão materialista das questões bioéticas. Argumenta-se não apenas da possibilidade, mas também da necessidade, de se pensar os desafios e dilemas bioéticos num quadro referencial diferente daquele dominante. A posição materialista aqui apresentada examina os temas da bioética partindo de uma compreensão crítica das suas determinações, de natureza histórico-social. A materialidade distintiva do humano, em todas as suas pressuposições, condições e formas de expressão, é o ponto de partida da reflexão aqui proposta. Neste, o humano é um modo material, concreto, mas bastante peculiar, de ser e de viver, que se distancia, não obstante perseverando em sua natureza material e vivente, daquele que caracteriza as formas imediatamente biológicas da animalidade.

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Biografia do Autor

Antônio José Lopes Alves, UFMG

Doutor (UNICAMP) e Mestre (UFMG) em Filosofia.

Professor da UFMG: Colégio Técnico;

Mestrado Profissional em Educação e Docência da UFMG - PROMESTRE.

Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG.

Membro do Grupo de Pesquisa Marxologia: Filosofia e Estudos Confluentes, CNPq.

Sabina Maura Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Educação e Mestre em Filosofia  (UFMG).

Professora do Departamento de Educação CEFETMG 

Coordenadora do Programa de Formação de Professores do CEFETMG.

Docente e orientadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFETMG.

Membro do Grupo de Pesquisa Marxologia: Filosofia e Estudos Confluentes.

Publicado
13-07-2018
Como Citar
Alves, A. J. L., & Silva, S. M. (2018). BIOÉTICA E MATERIALISMO FILOSÓFICO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. Sapere Aude, 9(17), 171-186. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n17p171-186
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: ÉTICA E EDUCAÇÃO/ETHICS AND EDUCATION

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