ENTRE VIOLÊNCIA MÍTICA E VIOLÊNCIA DIVINA: A DEPOSIÇÃO DA INSTITUCIONALIDADE JURÍDICA EM WALTER BENJAMIN

  • Moisés João Rech Universidade de Caxias do Sul (UCS).
  • João Ignácio Pires Lucas Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Palavras-chave: institucionalidade jurídica, crítica do direito, violência mítica, violência divina, Walter Benjamin

Resumo

O objetivo do artigo é restabelecer a crítica da institucionalidade jurídica a partir das categorias do ensaio de Walter Benjamin “Para uma crítica da violência”, de 1921; mais especificamente, restabelecer a crítica do direito por meio da tensão entre as categorias violência mítica – instauradora e conservadora do direito – e violência divina – depositora da institucionalidade jurídica. A hipótese subjacente acena para um rompimento com a continuidade histórica e jurídica, em contraposição a uma pretensa suprassunção das categorias benjaminianas. A análise qualitativa com revisão bibliográfica e técnica de análise de conteúdo, em especial das obras de Walter Benjamin são as linhas metodológicas utilizadas e, a título de conclusão, destaca-se o sentido emancipador da categoria violência divina, traduzida politicamente como greve revolucionária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés João Rech, Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor do curso de Bacharelado em Direto da Universidade de Caxias do Sul. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais (NEPPS).
João Ignácio Pires Lucas, Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto II da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais (NEPPS).
Publicado
13-07-2018
Como Citar
Rech, M. J., & Pires Lucas, J. I. (2018). ENTRE VIOLÊNCIA MÍTICA E VIOLÊNCIA DIVINA: A DEPOSIÇÃO DA INSTITUCIONALIDADE JURÍDICA EM WALTER BENJAMIN. Sapere Aude, 9(17), 100-118. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n17p100-118
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER