Fundamentos metafísicos e epistemológicos do ensino da filosofia

  • Telma Souza Birchal UFMG

Resumo

RESUMO

 

O presente artigo pretende conciliar duas formas de se ensinar filosofia que usualmente se entende como opostas: o recurso à história da filosofia e a análise de temas e problemas filosóficos. Pretendemos mostrar, a partir dos conceitos de “procedimento” (démarche), de Ferdinand Alquié, e de “pintura da realidade”, de Robert Piercey que o ensino de filosofia encontra na tradição os elementos que possibilitam a reflexão autônoma e o conhecimento de si, essenciais à própria prática da filosofia.

 

Palavras-chave: História da Filosofia ; verdade; procedimento; exercício do julgamento.

 

ABSTRACT

 

This paper intends to conciliate two ways of teaching Philosophy usually understood as opposed: the historical approach and the analytic one. Based Alquié’s concept of démarche (procedure) and Piercey’s concept of  “pictures of reality”, we intend to show that a good way to teach Philosophy is to find in the philosophical tradition the elements to develop the autonomous thought and the self knowledge, which are in the very heart of the philosophical practice.

 

Keywords: History of  Philosophy – truth – procedure – exercise of the judgement                  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Souza Birchal, UFMG
Professora do departamento de Filosofia da UFMG
Como Citar
Souza Birchal, T. (1). Fundamentos metafísicos e epistemológicos do ensino da filosofia. Sapere Aude, 1(2), 72-81. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/1739
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER