PSICOPOLÍTICA
Resumo
Byung-Chul Han analisa as novas formas de poder na sociedade contemporânea. Sua pergunta é: - Será que a garantia de uma vasta rede de informações torna os indivíduos mais livres? Sua tese é que os indivíduos não se tornam mais livres nas sociedades atuais porque existe um controle psicopolítico, onde eles são seduzidos por novas formas de poder e de bom grado disciplinam a si mesmos, dispensando medidas autoritárias. Assim, os indivíduos estão apenas travestidos de uma “suposta liberdade”, visto que na prática eles se submetem de maneira amigável e espontânea às demandas do sistema, tornando-se cada vez menos cidadãos.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Âyiné, 2018, 117p.
Título original: Psychopolitik: Neoliberalismus und die neuen Machttechniken
Downloads
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.