PSICOPOLÍTICA

Palavras-chave: Psicopolítica. Liberdade. Big Data

Resumo

Byung-Chul Han analisa as novas  formas de poder na sociedade contemporânea. Sua pergunta é: - Será que a garantia de uma vasta rede de informações torna os indivíduos mais livres?   Sua tese é que os indivíduos não se tornam mais livres  nas sociedades atuais porque  existe um  controle  psicopolítico,  onde eles são seduzidos por novas formas de poder e  de bom grado disciplinam a si mesmos,  dispensando medidas autoritárias. Assim, os  indivíduos estão apenas travestidos de uma “suposta liberdade”, visto que  na prática eles  se submetem  de maneira amigável e espontânea às demandas do sistema, tornando-se  cada vez menos cidadãos.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Âyiné, 2018, 117p.

 Título original: Psychopolitik: Neoliberalismus und die neuen Machttechniken

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Lima Bontempo, PUC -MG
Mestre em filosofia/UFMG ; professora de Filosofia na PUC-MG, nos cursos de Direito e E Engenharia Civil
Publicado
02-06-2019
Como Citar
Bontempo, V. L. (2019). PSICOPOLÍTICA. Sapere Aude, 10(19), 432-441. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/19586

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##