O TERCEIRO DISCURSO DO FEDRO – UM DIVERTIMENTO SOBRE AS PAIXÕES?
Resumo
Neste texto procuraremos analisar o trecho que se estende de 244 a até 257b, que contém o terceiro discurso do Fedro. O primeiro é atribuído a Lísias (231 a – 234 c); o segundo, pronunciado por Sócrates, é depois por ele rejeitado – ele o teria pronunciado sob a influência de Eros, e o atribui a Fedro (237 a – 241 c). A intenção, aqui, é nos concentrarmos no terceiro discurso, a fim de precisar o seu caráter sério, no sentido filosófico do termo ou, então, um caráter de brincadeira ou jogo empreendido por Sócrates/Platão. Em princípio, partiremos da hipótese de que sim, trata-se de um discurso com intenção séria, ainda que vazado em forma retórica, e adequado ao momento de distensão que Sócrates vive com seu interlocutor, Fedro. Analisaremos, então, o conteúdo do discurso, que versa sobre a alma, efetuando uma definição desta e efetuando uma classificação dos tipos de alma. O trecho pode ser aproximado de passagens do Fédon e da famosa Carta VII. O método empreendido é a análise textual, com auxílio eventual de comentadores.
PALAVRAS-CHAVE: Platão. Paixões. Retórica. Alma.
ABSTRACT
In this paper we will analyse the passage which goes from 244 a to 257 b, which contains the third speech of Plato’s Phaedro. The first speech is attributed to Lisias (231 a – 234 c); the second speech, pronounced by Socrates, is lately rejected – the speech would be proffered under the influence of Eros, and Socrates attributed its authorship to Phaedro (237 a – 241 c). Our goal, here, is to concentrate in the third speech, with the finality of assert its seriousness, in the philosophical meaning of the word, or else, to show its character of divertissement or play by Socrates/Plato. In principle, we will assume the hypothesis that it is a speech with a serious intent, notwithstanding its rhetorical form, fitted to the moment of distension which Socrates has with his partner, Phaedro. We will analyse, then, the content of the speech, which is about the soul, by means of a definition of this last and a classification of the kinds of souls. The passage can be compared to passages of the Phaedon and of the famous Letter VII. The method here adopted is the textual analysis, with the help of some interpreters.
KEYWORDS: Plato. Passions. Rhetoric. Soul.
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