PLATÃO E A APRENDIZAGEM DO OLHAR EM JOÃO GUIMARÃES ROSA
Resumo
RESUMO
Guimarães Rosa foi o escritor que, como poucos, soube explorar as potencialidades do olhar na experiência de seus personagens para que estes criassem, a partir daí, um universo simbólico para a renovação de si mesmos e do mundo que os cerca. O aprendizado do olhar em Rosa pode ser comparado com o processo em que o prisioneiro, na alegoria da caverna, liberta-se, e sucessivamente passa de um estado de ignorância, em que via apenas o ilusório e o aparente, para a visão das formas puras e inteligíveis. Platão compara o sol com a forma do Bem. Um texto do escritor mineiro ilustra esse aprendizado do olhar em paralelo com a visão platônica: a novela Campo geral. Nela, o personagem central é uma criança míope de oito anos que, num processo de descoberta do mundo, renova o seu olhar a cada momento, a exemplo do prisioneiro liberto da alegoria da caverna.
PALAVRAS-CHAVE: Guimarães Rosa. Platão. Olhar. Campo geral.
ABSTRACT
Guimarães Rosa was the author who, as few, knew how to exploit the look potentialities in his character’s experiences to enable them to create, from then on, the symbolic universe for the renewal of themselves and the world around. The learning of the look in Guimarães Rosa can be compared with the process where the prisioner, in the allegory in the cave, releases himself, and successively goes from an ignorance state, when he could only saw the illusory and apparent, to the intelligible and pure forms. Plato compares the sun with the Good forms. A specific text of the mineiro writer illustrates this learning of the look in parallel with the platonic vision: the Campo geral novel. Its main character is an eight-years-old shortsighted child who, in his world discovery proccess, renews his outlooks at each moment, at is done by prisioner released from the allegory of the cave.
KEY-WORDS: Guimarães Rosa. Plato. Look. Campo geralDownloads
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