A CONCEPÇÃO DE HOMEM NA OBRA "A IDEOLOGIA ALEMÃ" DE MARX E ENGELS

  • Fabiano Veliq PUC Minas
Palavras-chave: Marx. Homem. Trabalho. Capitalismo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a questão do conceito de homem na obra Ideologia Alemã de Marx e Engels e seus desdobramentos em diversos aspectos da relação homem-trabalho em Marx. A obra de Marx sobre a questão do homem está dispersa em vários de seus escritos. Desta forma, nosso artigo foca na concepção de homem adotada por Marx e Engels na sua obra Ideologia alemã. Nosso artigo inicia contextualizando a aspectos do contexto de Marx e seu embate com a esquerda hegeliana; após este momento passamos a explicitar a noção de Trabalho em Marx e evidenciar como que a partir dessa noção é possível pensar o desenvolvimento de temas caros como alienação, luta de classe e comunismo. Tal análise a nosso ver se mostra importante por se tratar de um texto importante na história da filosofia e por oferecer uma perspectiva várias vezes esquecida de Marx e Engels que é a sua preocupação com o homem e o mundo que o rodeia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Veliq, PUC Minas

Formado em Filosofia pela UFMG com Especialização em Teologia Sistemática pela Faculdade Batista de Belo Horizonte. Mestre em Filosofia da Religião pela FAJE e Doutor em Psicologia pela PUC Minas.

Publicado
02-07-2020
Como Citar
Veliq, F. (2020). A CONCEPÇÃO DE HOMEM NA OBRA "A IDEOLOGIA ALEMÃ" DE MARX E ENGELS. Sapere Aude, 11(21), 139-149. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n21p139-149
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER